Vilhena passa a ter sede do MPF

Inauguração do MPF marcou etapa de ampliação do órgão em Rondônia.

Publicada em 30 de May de 2014 às 18:56:00

Desde a última quarta-feira, 28 de maio, os nove municípios do Sul de Rondônia passaram a ter a presença mais forte do Ministério Público Federal (MPF). Durante a inauguração da sede do MPF em Vilhena, os procuradores da República destacaram a missão do órgão no combate à corrupção e na fiscalização da aplicação das leis.

O procurador-chefe do MPF em Rondônia, Wesley Miranda, ressaltou que a unidade é a terceira instalada em Rondônia e faz parte do projeto de ampliação do órgão no estado. Ele destacou que nos próximos concursos públicos, Rondônia terá mais duas vagas prioritárias de procurador da República, sendo uma para a capital e outra para Vilhena. Segundo o procurador, “as dificuldades – comuns a praticamente todos os órgãos públicos e que também estão presentes no MPF – não são maiores nem superam o desejo de ajudar a sociedade”. Wesley Miranda informou que a Guajará-Mirim será a próxima localidade a ter sede do órgão.

O primeiro procurador da República lotado em Vilhena, Guilherme Gopfert, disse que era se sentia honrado em iniciar sua carreira de membro do MPF no Cone Sul de Rondônia, pois sentiu-se acolhido pelo povo da região. “Desejamos que a inauguração do MPF em Vilhena represente a esta população um reforço na fé que todos os brasileiros devem ter em nosso país. A cada cidadão de Vilhena e região deixo a mensagem que é o slogan do MPF: o seu direito é o nosso dever. Contem conosco nessa luta por um Brasil melhor”, destacou.


A unidade está localizada na avenida Major Amarante, 4040, Centro (3º andar do prédio da TV Color) e sua área de atuação abrange os municípios de Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado D'Oeste, Corumbiara, Espigão D'Oeste, Pimenta Bueno e Pimenteiras D'Oeste, além de Vilhena. Contatos podem ser feitos também pelo e-mail [email protected] ou pelo celular (69) 9205-6617. A central de telefonia fixa será instalada na próxima semana.

MPF
O Ministério Público atua na defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis (direito à vida, ao meio ambiente, à liberdade e à saúde, por exemplo), da ordem jurídica e do regime democrático. São também funções do Ministério Público a fiscalização da aplicação das leis, a defesa do patrimônio público e o zelo pelo efetivo respeito dos poderes públicos aos direitos assegurados na Constituição.

O MPF tem como missão promover a realização da Justiça, a bem da sociedade e em defesa do estado democrático de direito. O MPF pretende, até 2020, ser reconhecido, nacional e internacionalmente, pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção.


Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)