|
São Paulo, 21 de dezembro de 2023 – Primeiro, o que são pintas? Segundo a dra. Paula Ferreira, dermatologista da Prime Care Medical Complex, PhD, MD e Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, as pintas são lesões de pele que representam proliferação de melanócitos (células que produzem o pigmento da pele), que têm o nome de nevos em medicina. Mas para os leigos, as pintas podem ter diferentes diagnósticos: nevos, queratoses seborreicas e até mesmo alguns carcinomas. As pintas verdadeiras ou nevos podem aparecer ao nascimento, na infância ou desencadeadas pela exposição solar repetida em pessoas que já têm uma tendência genética.
|
As pintas e a exposição solar - As pintas que aparecem induzidas pelo Sol, em geral, têm características distintas das pintas que nascem com a gente. Mas, ambas podem indicar um maior risco de desenvolver melanoma, caso sejam muito numerosas. “As pintas que já temos podem apresentar mudanças após exposição solar intensa e até mesmo desenvolver uma transformação maligna, ou seja, cancerígena”, comenta a dermatologista.
Segundo a dra. Paula, é mais comum aparecerem pintas no tronco superior. E após a exposição solar e até mesmo depois do verão, elas não desaparecem. “As pintas não somem, o que pode diminuir são as sardas e as melanoses, que são aumento de melanina induzido pelo sol, e não pintas”, esclarece.
|
|
|
|
|
|
Confira 5 dicas para prevenir as pintas induzidas pelo Sol no verão:
1. *Uso de Protetor Solar*: Aplique protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) alto, pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol. Reaplique a cada duas horas, especialmente após nadar ou suar.
2. *Vestuário Protetor*: Use roupas que cubram a pele exposta, como camisetas de manga longa, calças e chapéus de abas largas. Tecidos com proteção UV são especialmente úteis.
3. *Evitar o Sol no Horário de Pico*: Evite se expor ao sol entre às 10h e às 16h, quando os raios UV são mais intensos.
4. *Óculos de Sol com Proteção UV*: Use óculos de sol que bloqueiam 100% dos raios UVA e UVB para proteger os olhos e a pele ao redor deles.
5. *Autoexame Regular da Pele*: Faça um autoexame regular da pele para monitorar a aparência de novas pintas ou mudanças nas existentes. Procure um dermatologista se notar alterações.
Para avaliar as pintas “herdadas” durante o Verão, o profissional médico que deve ser procurado é o dermatologista, que é o especialista da pele. “As dicas são preventivas e não garantem a ausência total de pintas, mas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvê-las. É sempre importante consultar um dermatologista para orientações personalizadas”, finaliza a dra. Paula.
*Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Cosmetologia de Campinas (SP) em 2022 indicou que 71% da população brasileira não usa protetor solar diariamente. O estudo realizado com a população de 27 estados brasileiros já teve seis edições desde 2015 e este percentual foi o mais baixo desde 2017.
|
|
|
|
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook