652 aderem ao acolhimento de mulheres em Porto Velho
Prefeitura inicia capacitação dos voluntários que irão atuar no Programa Acolhe Mulher, fortalecendo a rede de proteção no município
Para Cintia, o programa nasce para fortalecer os serviços já existentes
Ninguém pede ajuda porque quer. Pede porque chegou ao limite. E, quando esse momento chega, encontrar alguém preparado para ouvir pode mudar completamente o rumo de uma história.
Foi com esse propósito que 652 pessoas decidiram fazer parte de uma rede de acolhimento às mulheres em Porto Velho. Entre psicólogas, assistentes sociais e atendentes voluntários, elas aceitaram o compromisso de oferecer escuta, orientação e apoio a quem mais precisa.
Para transformar essa disposição em atendimento qualificado, a Prefeitura de Porto Velho iniciou a capacitação da primeira turma do Programa Acolhe Mulher, iniciativa da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), em parceria com a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).
Durante dois dias, os participantes recebem orientações sobre escuta qualificada, comunicação não violenta, protocolos de atendimento e integração com os órgãos que compõem a rede de proteção às mulheres.
Para a representante da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Cintia Tatiélen Pereira Lima, o programa nasce para fortalecer os serviços já existentes e garantir que nenhuma mulher enfrente esse momento sozinha.
Segundo a promotora de Justiça Tânia Garcia, um atendimento qualificado pode transformar a vida de mulheres em situação de violência
“O Programa Acolhe Mulher vem para complementar toda a rede de atendimento que já existe. Muitas mulheres não procuram ajuda por medo, vergonha ou insegurança. Nosso papel é acolher, respeitar o tempo de cada uma e fazer a ponte com os serviços que ela precisar.”
A capacitação reúne representantes de instituições que fazem parte da rede de proteção, entre elas o Ministério Público de Rondônia, Polícia Militar através do gabinete militar, CIOP e CAS.
Na palestra teve o apoio do conselho da Mulher, CRAM e ministério público. Reforçando a importância de um atendimento integrado e preparado para acolher mulheres em situação de violência.
A capacitação reúne representantes de instituições que fazem parte da rede de proteção, entre elas o Ministério Público de Rondônia, reforçando a importância de um atendimento integrado e preparado para acolher mulheres em situação de violência.
"Acolher é muito mais do que ouvir. É estar preparado para orientar, proteger e oferecer informações que podem mudar o destino de uma mulher. Quando esse primeiro atendimento é feito com responsabilidade, sensibilidade e conhecimento, ele pode ser o começo de uma nova história.", explicou a Promotora de Justiça Tânia Garcia
Laíse decidiu participar do programa como atendente voluntária por acreditar que acolher também é uma forma de transformar vidas
Além do atendimento humanizado, o programa contará com a assistente virtual VitorIA IA, desenvolvida pela SMTI. A ferramenta oferecerá informações iniciais sobre os serviços disponíveis e, sempre que necessário, encaminhará a mulher para atendimento especializado, unindo tecnologia e acolhimento humano.
Escolher ser acolhimento
Entre os 652 inscritos está a autônoma Laíse de Oliveira, que decidiu participar do programa como atendente voluntária por acreditar que acolher também é uma forma de transformar vidas.
“Resolvi ser atendente voluntária porque essa é uma causa que precisa ser mais divulgada. Muitas mulheres vivem situações de violência em silêncio. Quero fazer parte dessa rede para ajudá-las a encontrar apoio e mudar essa realidade.”
A capacitação será encerrada nesta quarta-feira (30), com a entrega dos certificados aos participantes, marcando o início de uma nova etapa na construção da rede de proteção às mulheres em Porto Velho.
Para o prefeito Léo Moraes, o Programa Acolhe Mulher representa um avanço nas políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, unindo tecnologia, qualificação e atendimento humanizado.
"Nenhuma mulher deve enfrentar a violência sozinha. O Acolhe Mulher nasce para fortalecer essa rede de proteção, unindo profissionais, voluntários e tecnologia em um único propósito: oferecer acolhimento, orientação e dignidade desde o primeiro pedido de ajuda. Esse é um compromisso da nossa gestão com a vida, o respeito e a proteção das mulheres de Porto Velho."
Acompanhe as ações, serviços e notícias da Prefeitura de Porto Velho. Siga o canal oficial no WhatsApp e receba as principais informações diretamente no seu celular:
https://whatsapp.com/channel/0029VbCaSTO5q08TB4mYNM0o
Enade 2026 divulga resultado do atendimento especializado
Participantes com pedido negado podem recorrer entre 3 e 7 de agosto
Campanha reforça vacinação contra vírus da bronquiolite
Vírus sincicial respiratório afeta principalmente menores de 2 anos
MPRO é homenageado em aniversário de 61 anos do 5º BEC
Foram homenageados com o Diploma Amigo do Batalhão o procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus Queiroz Santiago, e a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Priscila Matzenbacher Tibes Machado




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook