8 dicas para você mesmo montar os móveis de cozinha

Saiba como montar o seu móvel sem precisar da ajuda de um profissional.

Da redação
Publicada em 23 de julho de 2021 às 10:49
8 dicas para você mesmo montar os móveis de cozinha

Não é novidade para ninguém que vivemos uma época moderna, em que as compras online são preferidas pela maioria das pessoas. Afinal, não há nada melhor que ter o conforto e a praticidade de comprar e receber um produto de forma rápida e segura, sem precisar sair de casa.

No entanto, quando o assunto é compra de móveis, como um armário de cozinha, é comum que alguns fiquem com um pé atrás, pois tendem a enxergar a montagem como um bicho de sete cabeças, não abrindo mão da ajuda de um montador profissional.

O que muitos não sabem é que mesmo alguém que não tem experiência alguma é capaz de montar seus móveis sozinho, evitando gastos adicionais com um montador. Isso porque os fabricantes têm melhorado cada vez mais seus manuais de montagem, inserindo respostas a dúvidas frequentes e até mesmo vídeos explicativos.

Sendo assim, para facilitar a vida de quem pretende realizar essa tarefa de maneira independente, criamos uma lista com oito dicas que certamente ajudarão a montar os móveis de cozinha. Confira!

1. Escolha e prepare o local de montagem

O ideal é que essa tarefa seja realizada em um local plano e limpo. Portanto, separe um cômodo da casa que possua essas características e que tenha espaço suficiente para você ordenar as peças e circular ao redor do móvel. No caso de itens grandes, o recomendado é que a montagem seja realizada no próprio cômodo, para evitar possíveis danos durante o deslocamento.

2. Defina um tempo adequado para a montagem

Normalmente, o próprio fabricante costuma estipular um tempo médio de montagem em seu manual. No entanto, pode ser interessante considerar uma margem de tempo extra para você conseguir realizar essa tarefa por completo.

De todo modo, o ideal é sempre finalizar a montagem no mesmo dia, pois evita a bagunça em casa e também diminui os riscos de perder ou danificar alguma peça importante.

3. Leia o manual do produto com atenção

Esta é, sem dúvida, uma das dicas mais importantes, pois é no manual que você irá encontrar todo o passo-a-passo de montagem do seu móvel. Por esse motivo, é fundamental que você leia com bastante atenção e siga todas as instruções. Caso você não tenha entendido algo por escrito, verifique se há algum conteúdo adicional, como vídeos e dicas.

4. Separe as peças e ferramentas que serão utilizadas

Retire todas as peças das caixas e identifique uma a uma conforme consta no manual de montagem. Feito isso, certifique-se de que todas elas estão em perfeito estado. Caso esteja tudo certo, uma boa dica é organizar as peças de forma que todas as semelhantes fiquem juntas, pois isso facilita bastante na hora de montar. Além disso, é importante conferir se você possui todas as ferramentas que o manual pede. Se sim, deixe tudo bem separado para facilitar a tarefa.

5. Tenha cuidado na hora de apertar os parafusos

Todo processo de montagem deve ser realizado com bastante cuidado e precisão, evitando sempre o uso excessivo da força. Dessa forma, aperte os parafusos com cuidado até travarem para evitar que espane ou danifique o produto. Já no caso da furadeira, o cuidado deve ser direcionado para o ajuste do aperto correto.

6. Certifique-se de utilizar as peças no lado correto

Peças como tampos, bases e rodapés possuem um lado correto de utilização para que o móvel fique com o acabamento ideal. Por isso, uma dica importante é sempre verificar o lado da peça que deve ficar voltado para dentro ou para fora.

7. Verifique se não restou nenhuma peça

Ao término da montagem não pode haver nenhuma peça sobrando, pois todas elas possuem uma finalidade. Mas, caso aconteça, reveja o manual e tente descobrir o que você errou.

8. Posicione o móvel no local desejado

Após terminar a montagem e confirmar que tudo está certo, é hora de posicionar o móvel no local desejado. Se você pretende apenas encostar o móvel na parede, é preciso apenas conferir se há espaço suficiente para o deslocamento. Já se a ideia é fixá-lo, é importante conferir bem o espaço, a altura ideal e o nivelamento do móvel. Para isso, você pode utilizar uma fita métrica ou trena.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook