A equivocada chamada do 24.03

"É um grande equívoco chamar manifestação pública por condenação de quem quer que seja", critica Arnóbio Rocha

Arnóbio Rocha
Publicada em 28 de fevereiro de 2024 às 18:49
A equivocada chamada do 24.03

(Foto: Mídia NINJA)

O erro é grave demais, tenho discordância de método, pois não se responde uma ameaça ao Judiciário com outra. Em quê contribui para a democracia?

É um grande equívoco chamar manifestação pública por condenação de quem quer que seja, não há o menor sentido político no ato, a não ser a falta de entendimento do que são os Poderes da República e seu equilíbrio.

De forma análoga se fez manifestação contra Lula, quando a extrema direita fazia atos por sua prisão fortalecendo a Lava Jato, emparedando o Judiciário, desequilibrando os Poderes.

Esse método vem de 2013, que absorveu a tese das Primaveras Árabes e de indignados de fundo moralista e só serviu ao centro que a espalhou pelo mundo, o Departamento de Estado dos EUA.

O uberpoder do Judiciário, judicialização da política, aproxima a sociedade de práticas fascistas. Defendo apoiar as medidas de investigações dentro do Estado de Direito, sem métodos que possam significar restrições ao direito de defesa, pressão sobre juízes, MP. Isso não acaba bem.

A grave e perigosa chamada de Bolsonaro para sua "defesa" nas ruas não pode ter como resposta outro erro, desse lado. É um desserviço à democracia.

A quem servirá essa manifestação? Com certeza não é à democracia. Aliás, pode vitimizar Bolsonaro e tornar injusta sua condenação. Ao mesmo tempo que defendo a condução do processo pelo ministro de Alexandre de Moraes, não o comparo ao ex-juiz da Lava Jato, nem o trato como autoritário, para relativizar a questão do golpe.

A democracia deve ser nosso norte. Métodos que nada colaboram com ela devem ser afastados.

Ainda dar tempo de mudar o rumo da prosa.

Arnóbio Rocha

Advogado civilista, membro do Sindicato dos Advogados de SP, ex-vice-presidente da CDH da OAB-SP, autor do Blog arnobiorocha.com.br e do livro "Crise 2.0: A taxa de lucro reloaded".

Comentários

  • 1
    image
    edgard alves feitosa 28/02/2024

    manifestação da esquerda para o dia 24 de março é um bom indicativo de que A JUVENTUDE HITLERISTA ESTÁ VIVA EM PERFEITA PARCERIA COM OS CAMISAS NEGRAS DE MUSSOLINI, AGORA NÃO MAIS DESFILANDO NAS RUAS DE ROMA, MAS PELO BRASIL AFORA CLAMANDO PELA PRISÃO DE "TODES" E QUAISQUER OPOSITORES.... E ASSIM VAMOS DEFENDER A "DEMOCRACIA E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO".....

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Malafaia quer ser presidente

Malafaia quer ser presidente

'Não há quem movimente multidões como Malafaia, mas ele só entra na política para pilotar uma ditadura teocrática com ele como ditador', diz Eduardo Guimarães