A febre dos brinquedos anti stress e benefícios de usar

Você ainda não conhece esses itens feitos para aliviar o stress de forma simples e silenciosa? Conheça mais sobre eles!

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 17 de novembro de 2021 às 10:00
A febre dos brinquedos anti stress e benefícios de usar

A correria do dia-a-dia deixa marcas que muitas vezes demoram para serem identificadas. O principal deles é a intensificação do estresse. É importante lembrar que o estresse é um processo fisiológico extremamente útil que funciona como uma defesa do organismo mediante uma situação perigosa ou ameaçadora, incentivando o pensamento rápido e o tônus muscular.

O problema é quando o estresse ocorre de maneira contínua e intensiva. Nesse contexto, o estresse deixa de ser uma reação fisiológica esperada e passa a desgastar o organismo, provocando sintomas como formigamento, mudanças bruscas no apetite, alterações no sono, problemas de concentração, atenção e memória, pensamento acelerado, preocupações constantes, dor no peito, roer unhas, queda de cabelo, entre outros.

Em um contexto de disseminação do estresse contínuo, crescem os chamados “brinquedos anti stress”, utilizados para reduzir os sintomas provocados por esse fenômeno. Se você ainda não conhece esses produtos, confira a seguir as vantagens deles e acesse o site da Shopee para ter itens com desconto!

Como usar e vantagens

Um exemplo desses brinquedos é o Fidget Toy, uma peça feita de silicone que lembra muito um plástico bolha. O objetivo é estimular sensorialmente a pessoa que o utiliza através de sensações táteis. 

Um fator importante é que esse brinquedo cabe no bolso e é absolutamente silencioso, o que permite que ele seja utilizado em diversos ambientes, tanto adultos como infantis, como escolas, parques e escritórios.

Brinquedos como o Fidget Toy estimulam o bem-estar das pessoas, podem aliviar o estresse temporariamente e também melhoram a concentração. A diversão é garantida por ações repetitivas, que surgem como uma resposta a situações estressantes ou de muita ansiedade no cotidiano.

Outro exemplo de brinquedo anti stress é o rainbow ball, que é uma espécie de quebra-cabeça. Tanto o aspecto físico quanto visual são ótimos para captar a atenção, o que estimula o cérebro a focar em uma determinada tarefa.

Para brincar com ele, basta apertar a esfera, de modo que ela vá para o espaço vazio ao lado. O objetivo é bagunçar e reposicionar todas as bolas em suas respectivas cores, seguindo o aro colorido em cada um dos furos presentes no brinquedo. 

Existem outros formatos de brinquedo anti stress (na forma de chaveiro em pelúcia), mas é importante enfatizar que, independentemente da forma, esses itens foram criados para quem o usa apertar, torcer, dobrar, puxar, girar. No público infantil, esses brinquedos ajudam no desenvolvimento motor e a melhorar a cognição e a concentração.

Estresse no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 90% da população global sofre com o estresse. No Brasil, esse problema também é intenso: somos apontados como o segundo país com os maiores índices de estresse, de acordo com dados da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA).

No Brasil, o trabalho é muitas vezes um dos principais fatores que desencadeiam stress. Uma pesquisa divulgada pela International Stress Management Association (ISMA-BR) em meados de 2019 mostra que o Brasil era o segundo país com mais pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout no mundo (caracterizada por altos níveis de stress, exaustão, sensação de incapacidade).

Os desafios e problemas trazidos pela pandemia intensificaram ainda mais os recordes de stress, tanto no Brasil quanto no mundo. A experiência do distanciamento social, os problemas econômicos, o luto pela morte de pessoas queridas, o medo de morrer ou contaminar as pessoas com quem se compartilha a moradia foram situações de stress intenso que chegaram ao nível traumático para muitas pessoas. Esse contexto ajuda a compreender por que a procura por brinquedos anti stress explodiu ainda mais desde o início da pandemia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook