A robótica como ferramenta de ensino utilizando a metodologia dos 5Es

Para ter o máximo de aproveitamento nessas áreas, é necessário seguir uma metodologia, de modo que a robótica se torne uma ferramenta para o ensino de diversas áreas do conhecimento

Davi Nascimento dos Santos
Publicada em 06 de abril de 2021 às 10:03
A robótica como ferramenta de ensino utilizando a metodologia dos 5Es

O ensino da robótica vem crescendo muito no país por meio de diversas ferramentas. A robótica possibilita que os alunos desenvolvam inúmeras habilidades do século XXI e explorem todos os conceitos relacionados ao STEAM (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática), ensino maker, pensamento computacional e uma variedade de competências.

Para ter o máximo de aproveitamento nessas áreas, é necessário seguir uma metodologia, de modo que a robótica se torne uma ferramenta para o ensino de diversas áreas do conhecimento. Pensando nisso, a LEGO® Education aplica em seus planos de aula uma metodologia que é dividida em cinco partes, conhecida como os 5Es: Engaje, Explore, Explain, Elaborate e Evaluate (em português Envolver, Explorar, Explicar, Elaborar e Avaliar).

Envolver: é uma fase extremamente importante, pois é nela que o professor utilizará vídeos, imagens, histórias, aplicações práticas, perguntas, etc., para contextualizar e conectar aquilo que seus alunos vão construir no próximo passo com algo do mundo real ou conteúdo que eles estejam aprendendo em suas matérias.

Explorar: neste passo, os alunos vão "colocar a mão na massa" e fazer a atividade prática de construção, ou seja, é a hora de montar o robô!

Explicar: é o momento em que os alunos vão analisar o projeto prático que eles fizeram no passo anterior, refletir sobre aquilo que construíram e relacionar com a contextualização da aula. Neste passo, os alunos podem também fazer reflexões sobre possíveis melhorias a serem feitas no seu projeto.

Elaborar: nesta fase, os alunos irão além daquilo que foi proposto no passo "explorar". São atividades complementares que vão desafiá-los a irem mais longe!

Avaliar: este passo está inserido em todo o processo, ou seja, pode-se dizer que está presente em cada um dos passos. Os professores e os próprios alunos avaliam uns aos outros e dão feedbacks de melhoria contínua em todo o processo.

Esse modelo foi desenvolvido pelo Biological Science Curriculum Study (BSCS) em 1987, com base na Teoria Construtivista.

Os planos de aula dos lançamentos LEGO® Education, como o BricQ Motion e SPIKE™ Prime, já foram criados seguindo a metodologia dos 5Es para maximizar o aprendizado e oferecer melhores ferramentas aos professores.

Aplicar a metodologia dos 5Es não é uma regra ou obrigação para quem usa LEGO® Education como ferramenta para o ensino maker, STEAM, pensamento computacional ou robótica, mas é uma excelente sugestão.

De acordo com um estudo da LEGO® Foundation - Learning through play at school: "As experiências envolventes perpetuam o aprendizado, levando os alunos além dos limites conhecidos, alimentado por seu interesse e motivação". Ou seja, a partir disso podemos concluir que conjuntos da LEGO® Education permitem que os alunos coloquem em prática e realizem experimentos do que estão aprendendo em outras disciplinas, fazendo com que eles se interessem ainda mais por outras áreas do conhecimento. Já pensou como os alunos podem se desenvolver de forma divertida incluindo a robótica como ferramenta apoiada em uma metodologia que amplie o seu aprendizado?

Davi Nascimento dos Santos é estudante de Engenharia Eletrônica na UTFPR Câmpus Curitiba - integrante do Squad Especialista de Produtos LEGO® Education na Tecnologia Educacional (Positivo Tecnologia S/A) pela CITS (Centro Internacional de Tecnologia de Software) além de ser Teacher Trainer certificado pela LEGO® Education Academy.

Sobre a unidade de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia

A área de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia desenvolve e distribui soluções inovadoras que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. Fazem parte de seu portfólio o Schood, a pulseira inteligente que oferece mais segurança à escola e facilita a gestão, as Mesas Educacionais, que auxiliam na alfabetização e no letramento e têm patente depositada em vários países; o Inventura, um programa completo de Educação 4.0 que está revolucionando a forma de ensinar e aprender a programação no Brasil e em dezenas de países; o Aprimora, um ecossistema adaptativo de aprendizagem, e o Pense Matemática, que ensina a matemática de uma forma divertida. Além dessas soluções, a Tecnologia Educacional é parceira autorizada para a distribuição da LEGO® Education no Brasil e distribuidor máster do micro:bit na América Latina. Assim como as marcas Anker, Boreo, Positivo, Positivo BGH, Quantum, VAIO e 2A.M, a área de Tecnologia Educacional conta com investimento e suporte da Positivo Tecnologia. Mais informações no site

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook