Acir Gurgacz pede mais cuidado com saúde mental durante a pandemia

Segundo o senador, o isolamento social tem potencializado os casos de sofrimento por conta do afastamento de familiares

Fonte: Agência Senado
Publicada em 19 de maio de 2020 às 17:50
Acir Gurgacz pede mais cuidado com saúde mental durante a pandemia

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu em pronunciamento nesta terça-feira (19) a criação de um programa específico para acolhimento de pessoas que estão em sofrimento emocional por causa do isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus. É o que prevê projeto apresentado por ele (PL 2.083/2020).

Segundo o senador, o isolamento social tem potencializado os casos de sofrimento por conta do afastamento de familiares, amigos e principalmente, de psiquiatras e psicólogos. Gurgacz disse que os profissionais têm encontrado dificuldades para ajudar a grande quantidade de pessoas que precisam de atendimento para cuidar da saúde mental. Para ele, o programa vai preparar a população a se adaptar à nova realidade de confinamento.

— A atenção às pessoas com abalo emocional deve ser intensificada, nesse momento, pelo sistema de saúde pública, através de políticas e resposta aos efeitos negativos à saúde mental. Entendo que o nosso Sistema Único de Saúde [SUS] precisa estar pronto para esse enfrentamento, para essas mudanças, para essa nova realidade do nosso Brasil. Os novos tempos exigem novos comportamentos; um deles é cuidar da saúde mental— ressaltou o senador.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook