Adquiriu uma moto usada? Saiba como turbinar o veículo

Para circular com segurança, conheça peças e partes da moto que devem ser trocadas assim que adquirir um modelo seminovo

Da redação/ Foto: Pexels
Publicada em 03 de fevereiro de 2023 às 16:01
Adquiriu uma moto usada? Saiba como turbinar o veículo

A compra de uma motocicleta seminova muitas vezes é mais atraente pelo fato de ser um investimento mais barato e acessível do que optar por um modelo 0 km. No entanto, ao comprar uma moto utilizada, é preciso ter atenção especial para alguns aspectos, para que essa economia não se transforme em prejuízo e a integridade do novo proprietário não corra riscos.

Abaixo, conheça itens e peças para motocicleta que devem ser substituídos para garantir que você trafegue com tranquilidade e segurança.

Óleo do motor

A primeira parte que merece atenção após comprar uma motocicleta usada é o óleo do motor. Ele é essencial para que a moto funcione perfeitamente no dia a dia, uma vez que ele lubrifica os componentes internos tanto do motor quanto da embreagem. Se esse lubrificante não estiver em dia, for adulterado ou estar fora do nível indicado, a lubrificação interna do veículo será inadequada.

Como consequência, há o risco de levar resíduos (sujeira) para dentro do motor, causando atrito nas peças do propulsor. Além de afetar o desempenho da moto, isso fará com que essas peças se desgastem e, com o passar do tempo, quebrem.

Não é fácil detectar mudanças nas alterações do óleo. Por isso, o recomendado é que mesmo que o proprietário afirme que está tudo bem com a moto, você troque o óleo do motor antes mesmo de circular com ela pela primeira vez.

Fluido do garfo de suspensão

Outra parte que exerce um papel importante na lubrificação da moto é o fluido do garfo da suspensão dianteira. Ele é o responsável por garantir que o sistema de amortecimento do veículo funcione adequadamente. Se ele estiver fora das medidas indicadas (seja para mais ou para menos) ou fora da validade, há o risco de desgastar o cilindro interno.

Outro risco que é evitado com essa substituição é a estabilidade da moto e a qualidade do amortecimento, que deixam de ser afetados. Assim, você garante menores riscos de quedas ao circular com ela.

Fluido de freio

O freio é um componente essencial para garantir a segurança do motociclista e, por isso, deve sempre estar funcionando em boas condições. Para isso, ele precisará que o fluido de freio esteja devidamente regulado, já que quando ele está fora do nível indicado, é comum que bolhas se formem.

As bolhas criadas fazem com que o fluido não chegue de forma apropriada para pressionar as pastilhas contra o disco, que é o processo que efetua a frenagem da moto. Com isso, ele estar desregulado compromete o funcionamento dessa parte e isso é praticamente sinônimo de que um acidente irá acontecer.

Relação

Felizmente, checar o bom estado da relação da motocicleta é mais fácil do que os outros itens citados nesta lista. Isso pode ser observado pelo nível de desgaste dos dentes da coroa e do pinhão na moto. Contudo, isso não é tão simples quanto parece: existe a possibilidade do antigo dono ter retirado os elos para compensar a folga gerada pelo desgaste da peça.

Isso é contraindicado, já que essa atitude colabora para a quebra do componente. E caso a corrente se arrebente ou solte enquanto a moto estiver em movimento, os riscos de queda são grandes.

Filtros de óleo, ar e combustível

Por fim, se faz necessário ter atenção também com os filtros de óleo, ar e combustível da moto seminova. Em muitos casos, os pilotos ignoram esses componentes que, se descuidados, podem causar problemas graves na motocicleta. Eles são os responsáveis por filtrar as impurezas, sendo que o de óleo impede que as que estão presentes nos derivados do petróleo circulem no interior da moto com o lubrificante - protegendo assim do desgaste dos pistões, camisas e do motor.

O filtro de ar protege o consumo da moto. Se ela passar do período indicado para troca, a sujeira acumulada irá atrapalhar a passagem de ar que resfria o motor. E com esse resfriamento prejudicado, a temperatura do propulsor muda, causando problemas no veículo.

Por fim, o filtro do combustível é quem impede que as impurezas do etanol ou da gasolina cheguem ao motor. Se ele estiver vencido, há a possibilidade dos resíduos danificarem o sistema de injeção da moto, que corresponde a um grande prejuízo financeiro para o novo dono.

Comentários

  • 1
    image
    Ellef Moto Peças 29/08/2023

    Dicas essenciais! a manutenção da moto é fundamental para ter um bom desempenho e segurança no dia a dia com a moto! https://www.ellefmotopecas.com.br/

  • 2
    image
    Ellef Moto Peças 29/08/2023

    Dicas essenciais! a manutenção da moto é fundamental para ter um bom desempenho e segurança no dia a dia com a moto! https://www.ellefmotopecas.com.br/

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook