Afinal, o que é o vício?

O vício é uma válvula de escape para a realidade. Muitas vezes, causa grandes prejuízos ao viciado e às pessoas ao redor

Redação
Publicada em 27 de julho de 2021 às 15:05
Afinal, o que é o vício?

Usamos muito a palavra “vício”. Mas, na verdade, o que ela significa? A palavra “vício” tem diversas definições. Segundo a Wikipédia, hábito repetitivo que causa prejuízo ao viciado e às pessoas que convivem com ele. Já a OMS (Organização Mundial de Saúde) explica como uma doença física e psicoemocional.

Para a Psicologia, o vício é uma ferramenta de fuga emocional, na qual o indivíduo tem prazer. Enfim, fato é que, em suas devidas proporções, o vício é prejudicial, separando-o de hábitos comuns.

Mas, o principal vício é em drogas, que causa danos à saúde e afasta o usuário de seu convívio social. Segundo a ciência, ele sequestra os circuitos neurais do cérebro. Morrem, em média, 200 mil pessoas por ano, afetadas pela dependência de álcool ou drogas. Para prevenir, muitos optam por uma clínica, mesmo que seja internação involuntária.

Causas do vício

Suprir um vazio emocional relacionado à vida é, normalmente, a principal causa do vício. Desequilíbrio emocional, necessidade de aceitação, baixa autoestima, insegurança são pontos que podem acarretar ao mundo das drogas.

O descontrole e a falta de consciência fazem com que alguém seja levado pelo impulso do vício e pelo anseio de suprir suas necessidades. Ansiedade, raiva, tristeza, solidão, carência, e medo, por exemplo, são emoções e sentimentos que provocam reações.

E, aí, muitos acabam encontrando uma forma inconsciente de extravasar. Quando isso acontece, procurar por uma clínica de recuperação masculina ou feminina, é uma solução tangível. Entretanto, a dependência química não é uma escolha. Ninguém escolhe por sentir dor. O vício é, como já falado, uma resposta à dor emocional.

Dependência química é uma doença?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sim! A dependência química é uma doença, que consiste nas consequências trazidas pelo abuso de substâncias. Elas podem ser tanto lícitas, como o álcool e a nicotina, quanto ilícitas como a maconha e a cocaína. É questão de saúde.

Os usuários, muitas vezes, não admitem ou não reconhecem que estão viciados. Porém, esse é um distúrbio grave que modifica o modo de perceber e se relacionar com o mundo. O dependente sofre, também, com consequências da droga no corpo. Algumas delas são: câncer, problemas cardíacos e impotência sexual. Dessa forma, é importantíssimo buscar por uma clínica de recuperação.

Tratamento

Não existe um tratamento padrão para o vício em drogas. Além disso, é algo multidisciplinar, que exige uma equipe qualificada para tratar a dependência química. O protocolo deve ser iniciado quando o indivíduo apresenta problemas que colocam em risco sua vida e traz danos para as pessoas ao redor. Os métodos são diversos, como o tratamento com ibogaína.

Conforme o Relatório Mundial sobre Drogas 2019, mais de 30 milhões de pessoas sofrem de transtornos por uso de drogas. Apenas cerca de 14,30% recebe tratamento. O dado mostra o abismo que é a dependência química em todo o mundo. O vício, portanto, é uma reação emocional e uma vontade de suprir problemas por meio do uso de substâncias.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook