AGU finalista em cinco categorias do Prêmio J.Ex de Inovação
Em três categorias, a votação é aberta ao público e pode ser feita de 21 a 24 deste mês. Mas é preciso se cadastrar até 19/11
O projeto Caravanas da Inovação é finalista no prêmio J.Ex - Edição 2025 - Foto: Emanuelle Sena/AscomAGU
AAdvocacia-Geral da União (AGU) é finalista em cinco categorias diferentes da 6ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex - Edição 2025. O processo de votação para os indicados é aberto ao público em três categorias diferentes: Líder Exponencial, Executivo de Tecnologia e Executivo de Inovação. Para votar, é necessário se cadastrar até o dia 19 de novembro por meio deste link .
A indicação ao Prêmio J.Ex é um reconhecimento ao trabalho inovador da AGU, já que são premiadas práticas transformadoras no ecossistema jurídico nacional. A premiação também tem como objetivo incentivar as iniciativas inovadoras e projetos que fazem a diferença no âmbito tecnológico e de gestão.
Quem se cadastrar para a votação receberá senhas de inscrição por e-mail, WhatsApp e SMS no dia 20/11. A votação será aberta no dia 21 e vai até as 14h do dia 24/11. A divulgação do resultado e a premiação estão previstas para o mesmo dia. O local e horário ainda serão informados aos finalistas.
Categorias
São oito categorias: Inovação Tecnológica, Inovação na Gestão, Laboratórios de Inovação, Inovação Social, Escolas de Magistratura e Judiciais, Liderança Exponencial, Executivo de Tecnologia e Executivo de Inovação.
Membros da AGU são finalistas nas três categorias que têm votação aberta ao público. Na categoria Liderança Exponencial, concorre o procurador federal e consultor jurídico do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Leopoldo Muraro.
Na categoria Executivo de Inovação, concorre Francisco Alexandre Colares Melo Carlos, advogado da União e ex-secretário de Governança e Gestão Estratégica da AGU.
O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da AGU, Álvaro da Costa Rondon Neto, também é finalista, na categoria Executivo de Tecnologia. Ele celebra a adoção de tecnologias avançadas pela instituição, como a Inteligência Artificial aplicada diretamente nos sistemas finalísticos, que tem sido importante na automatização e otimização de processos, resultando em agilidade na análise de casos e elaboração de pareceres.
Segundo o diretor, ao otimizar fluxos de trabalho e reduzir o tempo de trâmite, com o uso de soluções digitais que fomentam a conciliação e a resolução extrajudicial de litígios, a AGU consegue evitar ou encerrar contenciosos mais rapidamente.
Além disso, a inovação também impacta na economia dos cofres públicos. “Essa modernização também permite que os membros da carreira foquem em questões de alta complexidade e relevância estratégica, garantindo um nível superior de segurança jurídica nas decisões e fortalecendo a confiança da sociedade na atuação da instituição”, ressalta.
Projetos indicados
A AGU também foi indicada a categoria de Inovação Tecnológica, com a ferramenta Ger@AGU, sistema gerador de modelos, lançado em novembro de 2024, que permite criar editais automaticamente, adaptando-se às necessidades específicas de cada licitação e, consequentemente, economizando tempo e esforço.
A instituição também é finalista na modalidade de Laboratórios de Inovação, com o projeto Caravana de Inovação, que utiliza metodologias inovadoras – como design thinking e visual law – para desenvolver soluções práticas que aumentem a eficiência, transparência e acessibilidade da advocacia pública. Trata-se de expedições que percorrem várias regiões do País com workshops, treinamentos e desafios, para capacitar advogados públicos estaduais e municipais em áreas como Inteligência Artificial e legal design, além de construir uma rede colaborativa de inovação.
Brasil lança concessão florestal inédita na COP30
Projeto da Floresta Nacional do Bom Futuro (RO), coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro, une recuperação de áreas degradadas, carbono e inclusão produtiva em modelo pioneiro no País
MP processa borracharia por golpes e abusos
O proprietário também oferecia aos clientes a possibilidade de “investir” na compra de um suposto lote de pneus que chegaria em uma carreta
Porto Velho terá centro de reabilitação para pessoas com deficiência
As famílias atípicas são as convidadas especiais, pois elas serão as principais beneficiadas com o Centro de Reabilitação para Neurodivergentes de Porto Velho




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook