Aleks Palitot verifica obras no Complexo da EFMM

A obra que será realizada com grande parte da verba oriunda de contrapartida do Consórcio Santo Antônio Energia, ainda está na fase de enroncamento.

Assessoria
Publicada em 06 de fevereiro de 2019 às 09:30
Aleks Palitot verifica obras no Complexo da EFMM

O Professor Aleks Palitot acompanhado do Presidente da Associação dos Ferroviários da EFMM (Asfemm), José Bispo de Moraes e do Diretor de Patrimônio da Fundação Cultural (Funcultural) Altair dos Santos estiveram na manhã desta segunda-feira (04) na Estrada de Ferro Madeira Mamoré para ver o andamento das obras, liberadas pelo poder público em novembro do ano passado.

A obra que será realizada com grande parte da verba oriunda de contrapartida do Consórcio Santo Antônio Energia, ainda está na fase de enroncamento. As pedras são colocadas na beira do rio, ao longo de todo o complexo, evitando que haja algum processo de erosão no local que servira como pista de caminhada.

A Empresa responsável tem o cuidado de agir em consonância com o que determina o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e relatórios devem ser emitidos ao órgão semanalmente para o acompanhamento da obra.

A empresa contratada vem trabalhando com geólogos e arqueólogos que atuarão durante todas as etapas da obra. Nesta primeira fase eles se concentram na identificação dos sítios a serem restaurados como o da mini rotunda, aparelho utilizado para girar as maquinas menores como caramazu e litorina.

Para o vereador, um dos idealizadores do projeto de restauração da EFMM, “é importante acompanhar cada etapa, pois poderemos ajustar eventuais falhas e ter a segurança de que o cronograma será seguido”, ressalta Palitot.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook