Anderson do Singeperon se compromete em ajudar moradores de terra indígena

​​​​​​​Deputado pede a lideranças que elenquem prioridades para que ele possa apresentar emenda.

Assessoria
Publicada em 11 de dezembro de 2017 às 15:40
Anderson do Singeperon se compromete em ajudar moradores de terra indígena

O deputado Anderson do Singeperon (PV) acompanhou a difícil situação de moradores de diversas terras indígenas e se dispôs a ajudar, através de emendas parlamentares e de gestões a partir de seu gabinete. Ele explicou que a solução para alguns problemas pode ser obtida conversando com secretários de Estado, em Porto Velho.

Anderson percorreu parte da estrada que corta a Terra Indígena Rio Branco, em Alta Floresta do Oeste, verificando a necessidade de recuperação da via. No local há mais de 30 aldeias, que abrigam cerca de 1.200 pessoas. Há atoleiros antes mesmo de a linha chegar até a terra dos índios. Após algumas aldeias, há trechos que ficam intrafegáveis durante o período de chuvas.

O indígena Moraes Tupari mostrou a Anderson do Singeperon a situação do picadão pelo qual precisa passar para chegar até a aldeia onde reside, a Poção. Depois de cruzar um atoleiro pelo qual passam somente veículos 4x4, o parlamentar chegou a uma via pouco mais larga do que uma trilha.

Chegando a um igarapé, Moraes explicou que ainda precisaria de mais quatro horas para chegar até a aldeia, em uma embarcação pequena. “A estrada já existe. Precisamos que o governo ajude a manter em boas condições o que já tem”, solicitou.

Anderson explicou que falará com os colegas da Frente Parlamentar Permanente aos Povos Indígenas e com os demais deputados, para que a demanda seja apresentada ao governo do Estado.

O cacique Kanoé Filho explicou ao deputado que as aldeias produzem café, arroz e milho, e também criam gado, para o sustento das famílias. Mas existe a castanha, que é coletada para ser vendida em Ji-Paraná. O cacique Luiz Tupari, da aldeia Jatobá, também conversou com o parlamentar sobre as necessidades na localidade.

Anderson do Singeperon pediu às lideranças que definam uma prioridade, para que ele possa destinar emenda parlamentar. Ele verificou que há ônibus para o transporte escolar, mas que o veículo não chega a todas as aldeias, devido à situação da estrada. Uma das reivindicações, que pode se tornar a principal, é a de uma caminhonete para levar doentes para a cidade, em caso de emergência.

O deputado também esteve no distrito de Porto Murtinho, em São Francisco do Guaporé, onde conversou com os índios migueleno. O cacique Tanadi apresentou diversas reivindicações, como a instalação de uma antena de Internet na escola indígena Íria dos Santos Reis.

Anderson do Singeperon disse que buscará uma solução para o caso, juntamente com o deputado Ezequiel Júnior (PRB).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook