Aneel autoriza distribuidoras a repassar custo com furto de energia em Rondônia para consumidor

A consulta foi para inglês ver, porque o ministério já publicou uma portaria: vai autorizar a Aneel a flexibilizar a cobrança dos prejuízos com furtos e dos custos operacionais das distribuidoras de Amazonas, Rondônia, Roraima, Piauí, Acre e Amapá em 2017.

Autor / Fonte: Oglobo / por Juliana Braga
Publicada em 05 de setembro de 2017 às 03:47
Aneel autoriza distribuidoras a repassar custo com furto de energia em Rondônia para consumidor

 Já passam de 35 as consultas públicas do Ministério de Minas e Energia este ano. Uma das mais recentes, aberta até quarta-feira, quer ouvir o setor elétrico sobre as mudanças nos contratos de concessão das distribuidoras.

Um dos principais interesses em jogo, por parte das distribuidoras, é reduzir o custo dos riscos com furto de energia.

A consulta foi para inglês ver, porque o ministério já publicou uma portaria: vai autorizar a Aneel a flexibilizar a cobrança dos prejuízos com furtos e dos custos operacionais das distribuidoras de Amazonas, Rondônia, Roraima, Piauí, Acre e Amapá em 2017. Todas elas estão ligadas à Eletrobras, prestes a ser privatizada.

Na prática, quem pagará as contas dos gatos e gambiarras este ano serão os consumidores. Essa é uma conta que pode chegar a R$ 500 milhões, segundo especialistas do setor.

Comentários

  • 1
    image
    Chico Bento 05/09/2017

    As concessionárias sempre "aguentaram" este tranco porque são empresas públicas. Porém agora elas foram colocadas a venda, e o governo já começou a espetar o consumidor para torná-las atrativas para a venda. Isto é só o começo. NA HORA QUE PRIVATIZAR É QUE A COISA VAI FEDER. Bem feito para aqueles que defendem a venda a qualquer custo. Eu quero é que a tarifa triplique para este povo ficar chorando depois com saudada das estatais.

  • 2
    image
    CARLSON SOUSA 05/09/2017

    O GRANDE PROBLEMA É COMBATER O FURTO DE ENERGIA GATOS E MAIS GATOS, FAZENDO ISSO, TALVEZ O PREÇO BAIXASSE UM POUCO PARA O CONSUMIDOR QUE NÃO COMETE ESSE ILÍCITO. MAS OS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS DESSAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO FACILITAM ESSA PRATICA CRIMINOSA, É CLARO QUE NÃO SÃO TODOS E SIM UM PEQUENO GRUPO QUE RECEBEM ALGUM POR FORA. ESSA PRATICA É BEM COMUM O RECEBIMENTO POR FORA DESSES AGENTES FORAS DA LEI!

  • 3
    image
    João Costa 05/09/2017

    Legal !!!. Vou pagar para grupos de ladrões roubarem a energia de quem não cuida do que é seu (Eletrobrás).

  • 4
    image
    joão bosco 05/09/2017

    se o custo é de 500 milhões em furto, porgue não investir em combater-los. uma das solução seria acabar com a fiação no meio da rua , mais parece que o estado Brasileiro está operacionalizado dentro do estado de direito a prejudicar a população e defender as ineficiência do setor .

  • 5
    image
    Henry 05/09/2017

    Um absurdo! Vamos pagar a conta daqueles que praticam o furto de energia, como se os consumidores honestos fossem culpados pela a inoperância daqueles que tem o dever de combater tão odiosa prática.

  • 6
    image
    José Pinto da Silva 05/09/2017

    No Brasil virou rotina. Por impossibilidade de "pegar" o ladrão ou por conveniência de deixar o ladrão solto, as autoridades, em regra, mandam o valor da conta referente ao roubo para os contribuintes pagarem. Duas vergonhas: uma de quem tolera (ou participa) dos roubos e a outra nossa, os consumidores, que ficamos quietos diante de tanta bandalheira.

  • 7
    image
    Marli 05/09/2017

    Particularmente ,isso é absurdo, Rondônia é fornecedora de energia, nós consumidores dessa, devíamos ser agraciados com energia mais barata, o estado ficou com o ônus, agora ter que pagar por roubos de fios ou se quer que seja é muito abuso.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook