Antologia reúne décadas de poesia e reflexão
Poesia de Vida, Vida de Poesia é uma antologia poética de Nilza Menezes que reúne mais de cinquenta anos de produção literária
Uma obra que apresenta um painel da vida e da experiência humana, traduzidas em palavras poéticas, como espelho da existência e leitura sensível e crítica do mundo diante do tempo, da memória, do corpo e das desigualdades.
Poesia de Vida, Vida de Poesia é uma antologia poética de Nilza Menezes que reúne mais de cinquenta anos de produção literária. O livro apresenta poemas curtos, escritos em diferentes fases da autora, organizados em um mesmo espaço para dialogar entre si e formar um mosaico do estar no mundo.
A escrita cria imagens fortes e utiliza finais inesperados, que quebram a leitura direta e convidam o leitor à reflexão. Os poemas tratam de temas como amor, memória, passagem do tempo, relações familiares, frustrações do cotidiano e conflitos sociais, sempre com uma linguagem condensada e sensível.
A obra estabelece uma relação direta entre vida e poesia. Para Nilza Menezes, a experiência vivida é a matéria do poema. Segundo a autora, a palavra funciona como instrumento de reflexão crítica sobre a realidade, em um processo em que ela própria se coloca como parte da experiência e da escrita.
Além do lirismo, a antologia apresenta uma dimensão crítica e social. Historiadora e pesquisadora das religiões afro-brasileiras, Nilza Menezes insere em sua poesia reflexões sobre a condição feminina, a racialização dos corpos, a memória colonial e os processos de silenciamento. A escrita parte do cotidiano, questiona regras e revela fragilidades das estruturas sociais.
O livro está disponível na plataforma digital da Amazon e não se propõe apenas a catalogar anos de escrita poética e crítica sobre o mundo que cerca a autora e a todos nós, mas a reunir fragmentos de vida em forma de poema, reafirmando a poesia como espaço de resistência sensível e de leitura crítica da realidade.
“Mais do que um registro literário, o livro se apresenta como um exercício de escuta da existência, em que cada verso funciona como testemunho, reflexão e permanência diante do tempo”, conclui Nilza Menezes.
Banda Vai Quem Quer lança tema e abadás do desfile
Fundada em 1981, a Banda do Vai Quem Quer é mais do que um bloco; é um patrimônio cultural e imaterial do Município e Estado
Aumento de carga elétrica deve ser comunicado
Energisa alerta que falta de atualização da carga elétrica pode provocar sobrecargas, quedas de energia e até incêndios
Pequenos negócios têm até 30 de janeiro para renegociar dívidas
A orientação é gratuita, e dá tempo de te direcionar e resolver o que for possível até 30/01




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook