Aplicativo IFRO Mobile ganha versão para iOS

A expectativa é de que com a versão para iOS, mais membros da comunidade interna acessem a ferramenta de comunicação

ASCOM/IFRO
Publicada em 22 de janeiro de 2022 às 10:56
Aplicativo IFRO Mobile ganha versão para iOS

Os usuários de iPhone agora contam com a versão para iOS do aplicativo IFRO Mobile.  Atualmente, cerca de cinco mil alunos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) são usuários do aplicativo. A expectativa é de que com a versão para iOS, mais membros da comunidade interna acessem a ferramenta de comunicação. O aplicativo pode ser baixado pelo link:  https://apps.apple.com/app/ifro-mobile/id1568159959  

A versão iOS foi desenvolvida pelo Professor de Informática, Hedi Carlos Minin, do Campus Colorado do Oeste, em parceria com alunos e com docentes da unidade.  O aplicativo, que foi lançado em 2018 para a versão Android e passou por atualizações, levou cerca de dois anos para ser desenvolvido na versão para iPhone. “O IFRO Mobile para iOS surge para atender uma antiga demanda da comunidade acadêmica, considerando a facilidade de acesso a informações do sistema acadêmico que a versão para Android possibilita”, destaca o docente.

No aplicativo é possível encontrar informações gerais e específicas dos campi e da Reitoria do IFRO, além de funcionalidades que facilitam o cotidiano acadêmico de alunos e professores. O aplicativo também pode ser baixado pelo público externo, que poderá acessar notícias, editais e outros documentos. “No cenário atual, o app possibilita que alunos e servidores recebam notificações, acessem informações e realizem tarefas referentes ao desenvolvimento das atividades acadêmicas”, reforça.

Hedi acredita que o aplicativo, diante do cenário pandêmico, tem colaborado para melhorar as comunicações entre a comunidade acadêmica. “Sem dúvidas, o dispositivo móvel é o meio que possibilita a comunicação mais rápida atualmente, porque atinge a maior parte da comunidade acadêmica em um curto espaço de tempo. Isso se deve  principalmente: 1) um smartphone é mais acessível que um computador, no Campus Colorado do Oeste, por exemplo, aproximadamente 99% dos alunos ingressantes possuem smartphone. Em se tratando de computador, a porcentagem é bem menor, e 2) o smartphone  está sempre com você: diferente de um computador, o smartphone sempre está com você e, na maior parte do tempo, conectado à Internet”, elenca o professor.   

Segundo Hedi, o aplicativo passou por algumas mudanças desde sua última versão. “Para os alunos, a visualização do diário e das notas foi melhorada. Já para os professores, agora é possível registrar a frequência, adicionar, editar e remover aulas e acessar acompanhamentos de alunos e registrar ciência nos registros de acompanhamento”, informa, destacando que os responsáveis por alunos também poderão acompanhar a evolução acadêmica dos mesmos, através da função “responsável”.

O professor destaca ainda que a contribuição da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) do IFRO tem um papel fundamental no desenvolvimento e aperfeiçoamento da ferramenta de comunicação. “Atua principalmente em três frentes: 1) articulando com as demais pró-reitorias, como a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e a Pró-Reitoria de Ensino, para a implantação de novas funcionalidades e a disponibilização de novas informações; 2) articulando com a Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas (CDSIS) adequações necessárias nos sistemas existentes [e futuros] para integração com o app; e 3) fornecendo e mantendo em funcionamento a infraestrutura necessária para que seja possível o desenvolvimento e execução do app. Atualmente o app utiliza informações de cinco bases de dados”, explica.  

O aplicativo também está disponível para celulares smartphones com sistema operacional Android e pode ser baixado através da Play Store. Basta digitar “IFRO Mobile” na barra de pesquisa, baixar o app e começar a navegar.  Acesse AQUI.  

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook