Aprovado na CDR projeto do senador Acir Gurgacz que regulamenta o uso de patinetes e bicicletas elétricas para deslocamento em vias urbanas

Proposta define regras como velocidade máxima e locais para circulação de patinetes

Assessoria
Publicada em 06 de fevereiro de 2020 às 10:36
Aprovado na CDR projeto do senador Acir Gurgacz que regulamenta o uso de patinetes e bicicletas elétricas para deslocamento em vias urbanas

Acir Marcos Gurgacz (PDT-RO), senador da República. Foto: divulgação

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado aprovou, na última quarta-feira (05), o Projeto de Lei 4.135/2019, de autoria do Senador Acir Gurgacz, que define normas a serem seguidas pelos municípios e pelo Distrito Federal na regulamentação e fiscalização dos serviços de compartilhamento de bicicletas, bicicletas elétricas e veículos de mobilidade individual autopropelidos em vias públicas.

A regulamentação tem como premissas priorizar a segurança e a fluidez do trânsito de pedestres, garantir condições de segurança aos usuários dos serviços, e também exige a contratação de seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil e a efetiva cobrança de tributos.

O texto limita a 6 quilômetros por hora (km/h) a movimentação dos veículos individuais autopropelidos em áreas de circulação de pedestres e a no máximo 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas, exatamente como determina o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). E cada veículo só poderá levar uma pessoa por viagem.

O senador Acir Gurgacz destaca que, recentemente, a população de mais de uma dezena de cidades brasileiras passou a dispor de patinetes elétricos, com um crescente número de acidentes envolvendo seus usuários, bem como conflitos no compartilhamento das calçadas com os pedestres. E já há registros de atropelamento de usuários que trafegavam nas faixas de rolamento das vias.

Além disso, Gurgacz aponta a expansão recente dos serviços de compartilhamento de patinetes, bicicletas e bicicletas elétricas, mas há lacunas na legislação para a utilização desses veículos. Para isso, o senador, que preside a Subcomissão Temporária sobre Mobilidade Urbana, propõe equiparar condutores de patinetes e de veículos de mobilidade individual autopropelidos aos ciclistas, tanto em direitos quanto em obrigações.

A proposição segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Comentários

  • 1
    image
    Alvino Lopes 07/02/2020

    Este Senador esta demonstrando o conhecimento que ele tem do Estado de Rondônia e seus municípios, pois nenhum tem Ciclo Faixas ou Ciclo Vias, com certeza os interessados vão andar juntos aos carros causando acidentes.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook