AROM reforça compromisso com Municípios e solicita reunião com DER para definir diretrizes do FITHA 2025
O documento solicita a realização de uma reunião ordinária para tratar das diretrizes do Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (FITHA)
Nesta segunda-feira (20), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do municipalismo ao encaminhar ofício ao Diretor-Geral do Departamento de Estradas e Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos de Rondônia (DER), Sr. Éder Dias. O documento solicita a realização de uma reunião ordinária para tratar das diretrizes do Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (FITHA) para o exercício de 2025, com foco na transparência e eficiência da aplicação dos recursos.
Desde sua criação em 2003, o FITHA tem sido um instrumento fundamental para o desenvolvimento dos municípios rondonienses, permitindo avanços significativos na infraestrutura viária e no setor habitacional. Esses investimentos refletem diretamente no fortalecimento de setores estratégicos como a agricultura, a pecuária e o extrativismo, que dependem de uma malha viária eficiente para o escoamento da produção e o crescimento econômico local.
A solicitação da AROM para essa reunião reforça a preocupação da entidade com o planejamento estruturado para as 25 novas gestões municipais que assumiram os mandatos em 2025, além de atender os prefeitos reeleitos. Entre os principais objetivos estão a definição de critérios claros para o repasse dos recursos, a adoção de procedimentos mais ágeis e seguros para prestação de contas e a garantia de que os gestores municipais possam organizar, com segurança, os investimentos prioritários para o próximo ano.
A AROM, que representa os 52 municípios do estado, reforça a importância de uma gestão participativa e colaborativa com o Governo do Estado e os Deputados Estaduais. O diálogo com o DER é visto como essencial para alinhar ações que atendam às demandas locais e promovam o desenvolvimento integrado de Rondônia.
“Com esta iniciativa, a AROM reafirma seu compromisso com o municipalismo, colocando os interesses dos municípios no centro das discussões. O FITHA é mais que um fundo; é uma ferramenta de transformação para os rondonienses”, destacou o presidente da AROM, Hildon Chaves.
A reunião solicitada simboliza o esforço conjunto em busca de soluções práticas e sustentáveis para os desafios regionais, consolidando a AROM como protagonista na construção de um futuro mais promissor para todos os municípios de Rondônia.
Para visualizar o ofício encaminhado ao DER, clique aqui.
MPRO apresenta relatório de atividades do 4º trimestre de 2024 do GAECIV
O relatório organizado pelo coordenador do GAECIV, Promotor de Justiça Julian Imthon Farago, detalha as ações realizadas entre outubro e dezembro do ano anterior, incluindo atendimentos, ofícios expedidos e eventos
Em reunião da Rede Lilás, MPRO destaca estratégias
Durante o encontro, a Promotora de Justiça Tânia Garcia, titular da 35ª Promotoria de Justiça, destacou a importância da reunião para consolidar ações da Rede Lilás
Dino dá prazo de 60 dias para Amazônia e Pantanal aderirem ao Sinaflor
Sistema é o único que pode autorizar supressão de vegetação nativa




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook