​​​​​​​Assembleia aprova lei que obriga odontólogos a fazerem parte de equipes de UTIs

​​​​​​​A Lei, de autoria de Jesuíno Boabaid, obriga as unidades intensivas a terem um médico odontólogo na equipe.

Assessoria
Publicada em 26 de abril de 2017 às 10:50

A Assembleia Legislativa aprovou em sessão extraordinária na terça-feira (25) a Lei de autoria do deputado Jesuíno Boabaid (PMN) que trata sobre a presença de profissionais de odontologia em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) em hospitais no âmbito do Estado de Rondônia. No último dia 30 de março, o parlamentar realizou audiência pública para discutir o tema.

O deputado, ressaltando a importância de um profissional da área em unidades intensivas. “A presença do profissional melhora na qualidade de vida dos pacientes, reduzindo o risco de contrair infecções, reduzindo o tempo de internação e ainda diminuindo os custos hospitalares” finalizou.

Com a aprovação da Lei, fica obrigatória a presença de profissionais de odontologia na equipe multiprofissional hospitalar das UTIs de todos os hospitais privados do Estado de Rondônia.

Segundo justificativa, os pacientes internados em UTIs precisam de cuidados constantes, não só para tratar o problema que o levou à unidade, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração para sua recuperação e prognóstico. “Nos cuidados tomados, deve-se incluir o tratamento odontológico com higiene bucal adequada, levando em consideração a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas”, descreve Boabaid.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook