ASSEMBLEIA EMPOSSA DEPUTADOS DA NOVA LEGISLATURA E CONFIRMA MARCELO CRUZ COMO PRESIDENTE POR DOIS ANOS

Marcelo Cruz tem a missão de manter o parlamento nesta mesma linha e, certamente, o fará! 

Sérgio Pires
Publicada em 01 de fevereiro de 2023 às 20:57
ASSEMBLEIA EMPOSSA DEPUTADOS DA NOVA LEGISLATURA E CONFIRMA MARCELO CRUZ COMO PRESIDENTE POR DOIS ANOS

Nascido no dia de Natal de 1982, Marcelo Cruz da Silva recém comemorou seus 40 anos e, nesse 1º de fevereiro, teve um dos melhores presentes da sua vida pública: foi eleito, agora, por unanimidade, como novo presidente da ALE, para os próximos dois anos. Em 2018 foi eleito deputado estadual, com quase nove mil votos e, quatro anos depois, com um mandato produtivo e de resultados, foi reeleito com o dobro da primeira votação: 18.789 votos. Filho do pastor da Assembleia de Deus Evanildo Ferreira e de dona Marineuza, Marcelo cresceu no meio evangélico e, a partir dele, começou a mostrar liderança, para, ainda jovem, aventurar-se pelas lidas da política partidária. O novo presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2023/22024 teve seu nome referendado na primeira reunião do novo parlamento rondoniense, realizada ainda na casa de Shows Talismã, onde, momentos antes, ocorrera a posse festiva dos parlamentares, 13 deles novatos, 11 reeleitos. Jean Oliveira será seu vice-presidente. Na mesma votação, também foi confirmado o nome do agora ex-presidente da Casa, o ariquemense Alex Redano, para comandar novamente a Assembleia, no biênio 2025/2066. A escolha da Mesa Diretora já estava alinhavada há várias semanas. Aqui e ali se ouvia que poderia surgir alguma surpresa de última hora, com o surgimento de uma nova chapa, mas isso jamais se confirmou.

A festa da posse com a posterior escolha da Mesa Diretora superlotou a gigantesca Talismã, sem dúvida a maior da Capital durou cerca de seis horas. Ali, ouve-se, podem ser abrigadas algo em torno de cinco mil pessoas. Com o apoio de praticamente toda a nova composição do parlamento (talvez com exceção da jovem vereadora Cláudia de Jesus, do PT), o governador Marcos Rocha, que participou do evento, terá forte parceria com os parlamentares. No discurso, falou na importância da harmonia entre os poderes; lembrou dos esforços de todos para que o Estado melhorasse em seus primeiros quatro anos comandando o Estado; projetou que  Rondônia chegue ainda mais longe e, também, conclamou os deputados, novos e reeleitos, a trabalharem duro pelos interesses maiores da população. Em seu pronunciamento, o presidente eleito Marcelo Cruz falou lembrou que é o primeiro presidente da casa nascido em Rondônia; destacou a união e a harmonia, destacou o respeito por todos os seus pares, garantindo a todas a mesma atenção do comando da Casa e agradeceu por ter sido escolhido para a duríssima, mas importante missão. A Assembleia Legislativa de Rondônia, que no seu passado já teve muitos problemas, escândalos e denúncias, há longo tempo mudou completamente sua imagem, trabalhando com transparência e em defesa irrestrita dos interesses dos rondonienses. Marcelo Cruz tem a missão de manter o parlamento nesta mesma linha e, certamente, o fará!   

PACHECO E LIRA, ALIADOS DE LULA, GANHAM FÁCIL NO CONGRESSO. MOSQUINI OCUPA CARGO NA MESA DIRETORA DA CÂMARA

O governo do presidente Lula foi o grande vencedor nas duas eleições desta quarta, no Congresso. A vitória mais importante, conquistada com menos dificuldade do que se chegou a imaginar, foi a reeleição de Rodrigo Pacheco para a Presidência do Senado. Pacheco conseguiu 49 votos, enquanto seu principal adversário, Rogério Marinho, teve apenas 37. O grupo governista, portanto, continua comandando o Senado, mesmo com uma bancada forte de oposição. Rodrigo Pacheco, nascido em Porto Velho, mas que desde muito pequeno viveu em Minas Gerais, representa os mineiros no comando do Congresso. Com isso, o projeto dos bolsonaristas de comandar o poder e ter condições de enfrentar também ministros do STF, ficou pelo caminho. Na Câmara Federal, a vitória do agora aliado a Lula, o deputado Arthur Lira ganhou de goleada. A boa notícia para Rondônia é que um dos seus representantes, o deputado Lúcio Mosquini, do MDB, faz parte da Mesa Diretora, ocupando a quarta secretaria. A missão  de rondoniense, no cargo que ocupará, será o de supervisionar a concessão de apartamentos funcionais ou o pagamento de auxílio-moradia aos deputados.

HILDON COMEÇA A ASFALTAR SUA CAMINHADA EM DIREÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO, DAQUI A QUATRO ANOS

Um olho nas obras e nos projetos dos dois anos que ainda há para comandar a Prefeitura da Capital e o outro, mais longe, fixado no Palácio Rio Madeira/CPA, local onde está a cobiçada cadeira de governador de Rondônia. O prefeito Hildon Chaves aplaina sua caminhada para disputar o comando do Estado a partir de janeiro de 2027. Há vários indícios dessa intenção e medidas práticas também. O fato de estar fazendo uma administração exemplar, já comparada, em vários setores, a do melhor alcaide que a Capital teve, o inesquecível Chiquilito Erse, tem ajudado muito o andamento do projeto de Hildon de, ao concluir seu segundo mandato, ser considerado o melhor Prefeito da história de Porto Velho. Afora isso, ele tem tomado decisões na montagem da sua equipe que apontam para a visão firme no Palácio do Governo. Primeiro, trouxe para seu lado um dos nomes mais respeitados da região central do Estado, o ex-deputado e ex-secretário de Estado, Carlos Magno. Agora, buscou o jovem deputado Anderson Pereira, nome quente do partido Republicanos. Magno vai cuidar da Agricultura e Anderson do trânsito. O Prefeito terá dois assessores competentes e respeitados e, mais que isso, dois parceiros importantes para uma eventual disputa ao Governo. Vem mais gente por aí.

JÁ NA CORRIDA PELA PREFEITURA, NOMES QUENTÍSSIMOS ESTÃO ENTRE OS QUE PODEM CONCORRER. DUAS SÃO MULHERES

Enquanto isso, a corrida pela Prefeitura, em 2024, já está na ordem do dia. Vários nomes já aparecem para entrar nessa briga. A agora ex-deputada federal Mariana Carvalho, com um caminhão de votos em Porto Velho, é nome certo. Léo Moraes também. Toda a sua caminhada, nos próximos dois anos, estará voltada para esta meta. Vem aí ainda o novo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz, sempre muito bem votado não só na cidade, mas também nos distritos. Nome já instado a entrar nesta relação é o do Fernando Máximo, o deputado federal mais votado em 2022 e que fez grande parte dos seus milhares de votos na sua cidade. Não para por aí. O agora ex-deputado estadual e técnico especialista na área da saúde, Williames Pimentel, não pode ficar fora dessa relação. Tem um eleitorado fiel na maior cidade do Estado. Claro que muitos novos pretendentes vão surgindo pelo caminho. Um deles pode ser também a recém eleita deputada federal Cristiane Lopes, que chegou a ir para o segundo turno na última eleição, contra Hildon Chaves. Quem a conhece sabe que ela sonha em governar sua cidade. Haverá sim muito mais gente na disputa, até a depuração final, mais perto de outubro de 2024. Vamos esperar para ver...

FALTAM AINDA AJUSTES E CONVERSAS EM RELAÇÃO A IDA DE LÉO MORAES PARA O COMANDO DO DETRAN

Faltam ainda ajustes, detalhes, conversas e questões em aberto, para o anúncio definitivo de que Léo Moraes vai mesmo assumir a direção do Detran rondoniense. O agora ex-deputado federal Léo Moraes, que entrou na base de apoio à reeleição do segundo mandato de Marcos Rocha já na reta final, ainda aguarda o desfecho do acordo feito naquela ocasião, quando o Detran seria o órgão destinado a ele. Não havia, ao menos até a noite da quarta-feira, a última palavra sobre o assunto, nem de parte do governo e nem do próprio Léo. Ele, aliás, tem uma carreira política bem sucedida. Vinda de uma família de políticos, começou muito cedo a busca pelo voto. Em 2012 , com apenas 28 anos, foi eleito vereador, com mais de 2.300 votos. A partir dali, foi deputado estadual, disputou a Prefeitura de Porto Velho e depois teve uma grande performance (69.565 votos, a maior votação à época) para chegar à Câmara Federal. Léo concorreu, em 2022, ao Governo do Estado, por seu partido, o Podemos, ficando em terceiro lugar, com algo próximo a 120 mil votos. Marcos Rocha e Marcos Rogério disputaram o segundo turno e Léo, na reta final da campanha, decidiu apoiar o reeleito Marcos Rocha. O acordo político feito lhe daria essa importante função no governo. Ainda, contudo, há detalhes não confirmados sobre a indicação.

ASSASSINOS ATACAM NO CENTRO DE CUJUBIM EM PLENA LUZ DO DIA E MATAM VEREADOR COM 15 TIROS

Os bandidos atiraram 19 vezes. Acertaram 15. O fuzilamento do vereador Kenas Nogueira, ocorrida e m pleno centro da cidade de Cujubim e em plena luz do dia, indignou a comunidade rondoniense, que exige o esclarecimento do crime a prisão dos assassinos. Câmeras de segurança mostraram como os criminosos chegaram tranquilamente numa moto, desceram e descarregaram suas armas sobre a vítima, que, é claro, não teve qualquer chance de reação, morrendo na hora, obviamente. Distante 222 quilômetros de Porto Velho, por estrada, Cujubim tem em torno de 20 mil moradores e, ao menos recentemente, não se tinha notícia de eventos violentos, embora a cidade, como todas as comunidades brasileiras, tenha sim ocorrências de conflitos. O último dos casos mais notáveis ocorreu na cidade em outubro de 2013, quando dois homens foram mortos a tiros, numa das estradas vicinais do município. Com relação ao brutal assassinato do vereador, ocorrido durante o dia e com várias t4stemjnhas, além das câmeras de segurança, até a noite desta quarta a polícia ainda não tinha pistas dos suspeitos.

NÚMEROS DO FMI APONTAM QUE BRASIL CRESCEU MAIS QUE A CHINA E OS ESTADOS UNIDOS, NO ANO PASSADO

Os números são incontestáveis. O governo derrotado do Brasil, na última eleição, entregou o país muito melhor do que pegou. Por exemplo: crescemos, no PIB, em 2022, quando o presidente ainda era o que perdeu a eleição, 3,1 por cento. Mais do que a China, que teve 3 por cento e os Estados Unidos que ficaram apenas com 2 por cento de crescimento. Além disso, fechamos ainda com novos 2 milhões de empregos. Nos quatro anos, o desemprego caiu de 14 milhões para 8 milhões de brasileiros. Ao contrário, as previsões do mesmo Fundo Monetário Internacional (FMI) para os próximos dois anos para o Brasil, preveem um recuo: se houver crescimento, ele não passará de 1,5 por cento tanto em 2023 quanto em 2024. Outro dado importante é o crescimento de mais de 19 por cento das nossas exportações, com destaque para as vendas ao mercado da China, o que trouxe um superávit da balança comercial de 61 bilhões e 800 milhões de dólares. O resultado foi alcançado pela expansão do agronegócio brasileiro, que teve também números superlativos.  

IEDA, A MULHER MAIS VOTADA, TEM UM LONGO HISTÓRICO DE AÇÕES SOCIAIS E QUER PRIORIZAR AÇÕES PARA MULHERES, IDOSOS E CRIANÇAS

A mulher mais votada para a Assembleia legislativa, com quase 25 mil votos, a empresária e primeira dama de Porto Velho, Ieda Chaves, chega ao parlamento credenciada não só por estar muito preparada para enfrentar o desafio, mas também por uma série de iniciativas que, nos últimos anos, beneficiaram milhares de pessoas, graças a uma série de ações sociais que ela liderou. Entre as ações de muito sucesso, conseguiu reunir 70 mil pessoas na festa do Dia das Crianças, realizar a Páscoa Solidária com mais de 20 mil caixas de chocolates, apoiou projetos escolares e contribuiu com dezenas de entidades carentes e de defesa aos animais ao longo de mais de seis anos. Com experiência de empreender na odontologia, educação e no social, a deputada pretende defender projetos de políticas públicas, bem-estar, geração de emprego e renda para todo rondoniense. Além disso, Ieda Chaves quer ampliar suas ações em defesa ao direito das mulheres, crianças, idosos e lutar pelas causas dos animais. Ao tomar posse, nesta quarta, Ieda foi muito aplaudida pelo público presente à casa de eventos Talismã.

PERGUNTINHA

 Com 996 novos casos de Covid 19 registrados no Estado em apenas um dia, nesta semana, segundo dados oficias, você teme que a doença possa retornar com força ou acha que a vacina a tornou muito menos perigosa?

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook