Assembleia Legislativa autoriza crédito para sistema de informação geográfica em comunidades indígenas
Iniciativa impulsionará políticas públicas e desenvolvimento sustentável para povos originários de Rondônia
Deputados em sessão extraordinária na Casa de Leis (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)
A Assembleia Legislativa de Rondônia autorizou o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplementar de cerca de R$800 mil para a Superintendência Estadual do Indígena (SI). O valor, proveniente de superávit financeiro da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), será destinado à implementação de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) focado na coleta e análise de dados demográficos, sociais, culturais e econômicos das comunidades indígenas de Rondônia.
O Projeto de Lei nº 890/25, enviado à Casa de Leis pelo Governo do Estado, visa atender às populações indígenas tanto em áreas tradicionais quanto em contextos urbanos. A iniciativa permitirá a aplicação de questionários socioambientais e econômicos, que irão possibilitar a identificação de demandas específicas, o fortalecimento dos mecanismos de apoio e a ampliação do acesso a políticas públicas essenciais em áreas como educação, saúde, habitação, equidade de gênero e programas governamentais de inclusão e desenvolvimento.
A execução do projeto SIG teve início em novembro de 2024 e já apresenta resultados promissores. Até o momento, quinhentas famílias foram entrevistadas por meio de um questionário com cento e vinte perguntas, gerando sessenta mapas e seis mil gráficos com informações cruciais sobre as comunidades.
Rondônia possui aproximadamente vinte e nove povos indígenas, distribuídos em diversos municípios e distritos, com vinte e duas terras indígenas reconhecidas pelo Ministério Público Federal (MPF). Além disso, há cerca de cento e setenta comunidades indígenas registradas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), localizadas tanto dentro das terras indígenas quanto em suas áreas de amortecimento. Esses dados são fundamentais para orientar a aplicação dos questionários.
As próximas etapas do projeto incluem a retomada das atividades de campo em três territórios indígenas, como fase final para a consolidação do banco de dados georreferenciados. Os dados coletados serão sistematizados em um relatório técnico com análise aprofundada das condições socioeconômicas e potencialidades, além de recomendações para o desenvolvimento sustentável e a preservação cultural.
A disponibilização deste crédito orçamentário é crucial para assegurar a continuidade e a conclusão da implementação do SIG, uma ferramenta estratégica para o diagnóstico preciso das condições socioambientais, culturais e econômicas das comunidades indígenas em Rondônia. A medida é fundamental para viabilizar a produção de dados consolidados que subsidiarão políticas públicas mais eficazes e sensíveis às realidades dos povos originários, promovendo inclusão social, valorização cultural e desenvolvimento sustentável no estado.
Comissão aprova regras para a circulação de carros autônomos no Brasil
Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Nova lei acaba com atenuante de idade para crimes sexuais contra mulheres
Pela norma, criminosos com menos de 21 anos ou mais de 70 anos não terão mais redução de pena e do prazo de prescrição
Nova lei aumenta penas para crimes cometidos em escolas
Norma surgiu de projeto do Poder Executivo aprovado pela Câmara e pelo Senado




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook