Assembleia Legislativa de Rondônia aprova recursos para o "Programa Mamãe Cheguei"
Projeto de lei foi apresentado pelo Poder Executivo Estadual e solicitava a abertura de crédito adicional suplementar
Programa atende gestantes nos 52 municípios de Rondônia (Foto: Divulgação)
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou para o Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) um crédito adicional suplementar por anulação no valor de R$ 4.779.749,28. Os parlamentares se sensibilizaram com a importância do Projeto de Lei 1002/2025, de autoria do Poder Executivo que autorizava também a abertura de crédito adicional suplementar por superávit financeiro, em favor da unidade orçamentária da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).
Outro projeto aprovado pelos parlamentares da Alero e também de autoria do Poder Executivo, foi o Projeto de Lei 976/2025, Mensagem 154. O texto autoriza o Executivo estadual a abrir crédito adicional suplementar por superávit financeiro, até o valor de 19.818,30, e crédito adicional suplementar por excesso de arrecadação, até o valor de R$ 267.366,00. Todos esses recursos também são em favor da unidade orçamentária Fundo Estadual de Assistência Social.
O governo do estado informa que os recursos serão usados no "Programa Mamãe Cheguei", que atende gestantes nos 52 municípios de Rondônia. Assim, será possível a aquisição de 6626 kits de maternidade, assegurando que cada grávida assistida por essa ação social receba o apoio material necessário para os primeiros cuidados com o bebê.
O Mamãe Cheguei é um programa que já demonstrou ser urgente, necessário e que tem alcançado os seus objetivos em todo o estado. Segundo o texto do PL, em 2024, em Porto Velho 1508 grávidas foram atendidas; em Machadinho do Oeste, foram 239; 202 em Ji-Paraná; e 240 em Guajará-Mirim. Isso mostra o impacto positivo dessa ação governamental e como os parlamentares estaduais também estão atentos às iniciativas de cunho social do Poder Executivo estadual.
Os fundos de assistência social são instrumentos de gestão orçamentária e financeira da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, nos quais devem ser alocadas as receitas e executadas as despesas relativas ao conjunto de ações, serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social.
As sessões da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) podem ser acompanhadas presencialmente, pelo canal TV Assembleia (7.2) ou pelo YouTube. Mais informações sobre os projetos e as votações estão disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) e no site oficial da Alero.
Hildon Chaves diz que candidatura ao governo é irreversível
Numa declaração surpreendente, Hildon disse que se fosse Léo Moraes, o procuraria para conversar
Senado vota projeto contra adultização de crianças online
Proposta obriga plataformas a adotar medidas contra crimes na internet
STF determina monitoramento policial de Bolsonaro com aval da PGR
Ministro Alexandre de Moraes ordenou que Polícia Penal do DF faça vigilância na residência de Bolsonaro




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook