Associação de delegados contesta criação do Gaeco Nacional
De acordo com a Adepol, poderes de investigação atribuídos ao órgão são exclusivos da Polícia Federal

A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) apresentou uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI 7784) para questionar a validade de uma resolução do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) que criou o Grupo Nacional de Apoio e Enfrentamento ao Crime Organizado (Gaeco Nacional). A associação contesta, entre outros pontos, a competência atribuída ao Ministério Público Federal (MPF) para realizar investigações criminais no âmbito federal.
De acordo com a Adepol, a resolução contraria a regra constitucional que atribui à Polícia Federal competência exclusiva para investigar no âmbito federal. Afirma, ainda, que a possibilidade de que o grupo tenha acesso a dados e ao andamento de procedimentos da Polícia Federal não tem previsão legal e representaria uma subordinação dos policiais federais a membros do MPF.
A entidade argumenta ainda que a resolução contraria precedentes do STF que delimitam o poder de investigação do MP e invade a competência da União para legislar sobre direito processual e penal, ou seja, que o Gaeco Nacional só poderia ser criado por lei, e não por resolução do CSMPF.
A ADI 7784 tem pedido de liminar e foi distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.
(Pedro Rocha/CR//CF)
STF determina que Congresso assegure a indígenas participação em resultados de hidrelétricas em suas terras
Em decisão liminar, ministro Flávio Dino garantiu que comunidades indígenas afetadas pela usina de Belo Monte participem dos resultados do empreendimento
Colegiado do CNJ ratifica decisão da Corregedoria Nacional que afastou desembargador do TRT-8
De acordo com o corregedor nacional, o afastamento cautelar do magistrado em procedimento administrativo possui provisão legal e tem como objetivo garantir a integridade das investigações e evitar prejuízos de interesse público
Receita Federal anuncia, nesta quarta-feira (12), as regras do Imposto de Renda 2025
A entrevista coletiva será realizada, às 15h, no auditório do Ministério da Fazenda e transmitida pelo YouTube
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook