Aviso aos navegantes de 2026: Lula segue em primeiro
Luiz Inácio Lula da Silva tem 30% das intenções de voto, segundo pesquisa Genial/Quaest
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, em Brasília 25/10/2024 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
A mais recente pesquisa Genial/Quaest sobre a próxima eleição presidencial de 2026 mostra o mesmo resultado das sondagens realizadas no país nas últimas décadas: Luiz Inácio Lula da Silva segue em primeiro, desta vez com 30% das intenções de voto.
As novidades devem ser buscadas nas posições seguintes, quando os números se distribuem entre concorrentes novatos e veteranos. Bem atrás de Lula, o segundo lugar é de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, com 13%. Gusttavo Lima aparece em terceiro, com 12%, numa sequência de três concorrentes antes de se chegar a Ronaldo Caiado, liderança eterna do conservadorismo de raízes agrárias, com 3% no plano nacional.
Nas projeções para um possível segundo turno, Lula confirma a vantagem, com 41%, contra 34% para um pelotão de três adversários que se encontram no mesmo patamar de intenções de voto: Eduardo Bolsonaro, Marçal e Tarcísio.
Caiado ficaria ainda mais atrás, com 26%, o que só confirma o olhar rigoroso da maioria dos eleitores, que demonstram um espírito crítico que não poupa ninguém.
O levantamento mostra que nem Luiz Inácio Lula da Silva, o mais popular político brasileiro em muitas décadas, escapa de um olhar crítico dos eleitores, que chega a 49% negativos contra 47% positivos, conforme o levantamento.
Se os números do único presidente que conseguiu ser reeleito para um terceiro mandato têm muito a ensinar, demonstrando uma postura crítica mais severa do que se costuma reconhecer, o desempenho de seus rivais é ainda mais eloquente. Jair Bolsonaro possui 53% de rejeição e o filho Eduardo, herdeiro presuntivo do espólio, chega a 55%.
Caso esses números sejam confirmados em 2026, a prioridade dos candidatos da próxima campanha presidencial será convencer o eleitor a sair de casa para votar.
Alguma dúvida?
Colunista e comentarista na TV 247
1239 artigos
Falência da Editora Três: um alerta para a mídia impressa
A falência da Editora Três marca um ponto de inflexão no cenário editorial brasileiro, escreve Luis Pellegrini
Se é para a felicidade geral, Lula diz ao povo quem fica
"Ninguém é insubstituível. Nem Cristo. Porém, aqui é preciso uma ressalva: só o ministro José Múcio", escreve Denise Assis
Deputados Pedro Fernandes e Dr. Luís do Hospital comemoram inovação na emissão da Guia de Trânsito Animal para equídeos em Rondônia
Para acessar o serviço, o produtor e as propriedades envolvidas na movimentação dos animais precisam estar cadastrados no sistema SisIdaron




Comentários
A MISSÃO DELE AINDA NÃO FOI CUMPRIDA, AFUNDAR DE VEZ O BRASIL
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook