Banco Útil nasce da necessidade de automatização do pagamento de tributos

A fintech é a única carteira digital corporativa, que faz o pagamento automático de todos os tributos, nos âmbitos federal, municipal e estadual

Assessoria
Publicada em 02 de agosto de 2021 às 16:23
Banco Útil nasce da necessidade de automatização do pagamento de tributos

O Banco Útil é uma fintech criada para realizar o pagamento de todos os tributos fiscais em apenas 15 minutos, de forma automática, nos âmbitos federal, municipal e estadual, que nasceu com o projeto de uma multinacional de grande porte do setor de equipamentos eletrônicos, para automatizar os pagamentos.

A co-founder do Banco Útil, Marian Canteiro, que foi gerente comercial da Flux-it, consultoria especializada em tecnologia para os setores fiscal, contábil e financeiro, explica que os pagamentos das guias GNREs, eram feitos manualmente, e para essa multinacional vender seus produtos para todos os estados do Brasil, e pagar seus tributos de forma correta, seria necessário abrir conta em vários bancos tradicionais, que torna o processo extremamente burocrático. Isso devido ao convênio que os bancos precisam ter com os estados para pagamento dos tributos.

A partir disso, em 2019, Marian decidiu dar vida ao Banco Útil, criando uma solução prática e eficaz no pagamento de tributos, sem a necessidade do cliente abrir conta em diversos bancos, assim reduzindo as dores e beneficiando as empresas multinacionais e nacionais.

"Ficamos aproximadamente de 2012 até 2019 fazendo o processo de pagamento de tributos manualmente, e então desenvolvemos a solução, logo conquistamos grandes clientes como Lojas Marisa e Voe Azul Linhas Aéreas, que estão até hoje com a gente".

A co-founder do Banco Útil conta que foram identificados diversos contratempos que atrapalham a venda dessas empresas para todo o país, além da dificuldade com o pagamento, como por exemplo, uma mercadoria que pode ser barrada por problemas no fluxo de prestação de tributos, erros de arquivo trafegado com os bancos, pagamentos manuais e às vezes presenciais em bancos; e a comunicação entre fiscal e financeiro que pode ser um problema se não tiver os processos automatizados.

Em menos de dois anos de lançamento no mercado, a marca Banco Útil, possui uma carteira com 200 clientes, entre eles as Lojas Riachuelo, WAP, Grupo Bamaq, Bemol e Loggi.

"De 2020 para 2021 nós crescemos mais de 200%, o nosso faturamento médio recorrente é de R﹩ 270.000 ao mês. A nossa expectativa é crescer ainda mais e terminar 2021 com faturamento total de R﹩ 4.000.000", afirma Canteiro.

Marian acredita que esse feito se dá pela facilidade de todo o processo de pagamento, otimização do tempo, sem a necessidade de abrir conta em diversos bancos para pagamento de guias tributárias, e garantia de compliance, tudo isso em um único sistema que é simples de usar, podendo ser integrado ao ERP para lançamento das guias ou subir os arquivos em lote via upload para pagamento.

Marian alerta que no cenário atual as empresas que não se atualizarem em relação à tecnologia acabam ficando para trás. "O mercado hoje exige respostas e ações rápidas em suas operações. Processos manuais acarretam maiores erros, perda de tempo e dinheiro. Automatizar não é luxo, é necessidade. O Banco Útil, por exemplo, garante o compliance reduzindo em 99% o tempo gasto na operação do pagamento de impostos".

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook