Barão 1 e 2 têm projetos previstos de asfalto pela Prefeitura: veja cronograma também para outros bairros

Secretaria de Obras atua no bairro para melhorar ruas enquanto setor de engenharia garante finalização de projetos de asfalto previstos para 2020

Semcom
Publicada em 14 de fevereiro de 2020 às 14:08
Barão 1 e 2 têm projetos previstos de asfalto pela Prefeitura: veja cronograma também para outros bairros

Projeto de Asfalto em Vilhena devem ter novidades em 2020: Prefeitura trabalha dia e noite para agilizar processos

Diversos projetos de asfalto estão previstos para começar em 2020 em Vilhena. O prefeito Eduardo Japonês revelou nesta semana dois grandes projetos que vão englobar quatro bairros. A Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) já tem um deles, inclusive, aprovado pela Caixa Econômica. Os trâmites continuam durante os próximos meses e as obras envolvem asfalto com drenagem, calçadas, sinalização e equipamentos de acessibilidade. Enquanto isso a Secretaria Municipal de Obras (Semosp) trabalha na região para manter a trafegabilidade das ruas e avenidas.

“Estamos ‘atacando’ os problemas crônicos da cidade com ações que vão resolver deficiências de infraestrutura da cidade de forma duradoura. Projetos de vários quilômetros de asfalto assim, são complexos, e dependem de várias etapas burocráticas, no entanto, estamos andando tão rápido quanto possível. É interesse meu, dos secretários e da população que isso aconteça da melhor forma”, explica Eduardo Japonês.

BARÃO DO MELGAÇO 1 - O projeto que engloba o asfaltamento do bairro Barão do Melgaço 1, também envolve os bairros Alto dos Parecis, Bela Vista e a rua que dá acesso ao Parque de Exposições. Os recursos são do Governo Federal, através do programa Avançar Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional. Já aprovado pela Caixa Econômica Federal, o projeto agora segue nos trâmites para obtenção do recurso financeiro. A expectativa é que, se tudo correr bem, dentro de trinta a assinatura do financiamento aconteça em até 30 dias. O passo seguinte já é a licitação da obra.

A Secretaria Municipal de Obras esteve na manhã desta sexta-feira, 14, na avenida Perimetral na divisa dos bairros Barão 1 e 2. As máquinas fizeram o patrolamento e nivelamento. Dentro de 30 dias as máquinas deverão ir até a região para iniciar a operação Cidade Limpa, que atualmente está no Cristo Rei.

BARÃO DO MELGAÇO 2 - Também previsto para ser asfaltado, o bairro Barão do Melgaço 2 tem projeto previsto para ser elaborado este ano e será custeado através do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica. Lançado em 2012 para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística e energia, o programa permite a obtenção de recursos para grandes obras.

OUTROS BAIRROS - Está previsto ainda o início de licitações neste primeiro trimestre de 2020 para asfalto nos bairros Jardim Social, Jardim Universitário e Cidade Nova.

O bairro Cristo Rei e Setor 19 podem comemorar também junto à Prefeitura: já está assinado convênio de quase R$ 2,5 milhões para obras de drenagem e pavimentação em 1,6 km na avenida Melvin Jones e nos entornos do postinho de saúde Lírio Hoesel (mapa em anexo). Os recursos são de três parlamentares: os ex-deputados federais Luiz Cláudio e Marinha Raupp, além do senador Acir Gurgacz. O projeto engloba asfaltamento, drenagem, meio-fio, sarjeta e sinalização em 1.620 metros de uma região crítica, onde alagamentos ocorrem há décadas.

Há ainda previsão de asfaltamento para ruas do bairro Embratel, próximo às ruas e avenidas que foram asfaltadas em 2019. O recurso é de quase R$ 1,1 milhão do senador Acir Gurgacz e tem projeto pronto, que será levado pela Semplan à Brasília para buscar aprovação. A licitação deve acontecer ainda em 2020.

EM EXECUÇÃO - Além disso, a Prefeitura trabalha atualmente em 13,5 quilômetros de asfalto na cidade nas avenidas 1° de Maio, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tancredo Neves, bem como na rua 743 e nos bairros Cristo Rei e Embratel. Cerca de metade destes já se encontram com asfaltamento aplicado.

Comentários

  • 1
    image
    Maria da Glória Dourado de Oliveira 28/06/2023

    Olha gostaria de saber se esse asfalto do barão 2 sai nessa vida ainda, comprei uma casa lá,a imobiliária falou tá pra sair, talvez qdo n tiver mais vida ,pode ser né.e a poeira e a Lama toma conta.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook