Bolsonaro, Augusto Heleno e a lógica de Floriano Peixoto

Era tido como uma barbada que o STF acataria a petição do célebre jurista baiano

Breno Altman
Publicada em 23 de maio de 2020 às 13:19

Tudo indica que é operação calculada e articulada a nota assinada pelo general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, associada à recusa de Jair Bolsonaro em obedecer eventual ordem do STF de entregar o seu celular para investigação.

Como aposta, faz lembrar o célebre caso do Habeas Corpus 300, impetrado por Rui Barbosa, em favor do senador e almirante Eduardo Wandenkolk, entre outros indiciados por crimes de sedição e conspiração, presos ou desterrados em virtude de decretos expedidos pelo vice-presidente da República, marechal Floriano Peixoto, na função de presidente, em resposta à chamada Revolta da Armada.

Era tido como uma barbada que o STF acataria a petição do célebre jurista baiano.

A previsão chegou aos ouvidos do líder militar, que mandou um forte recado à corte suprema. "Se os seus ministros concederem ordem de habeas corpus contra os meus atos, eu não sei quem amanhã lhes dará habeas corpus de que, por sua vez, necessitarão", verbalizou de forma muita clara.

Por 10 votos a 1, em 27 de abril de 1892, a demanda de Rui Barbosa acabou rejeitada pelo STF.

A balança não suportou o peso da espada. Não precisou nem de um cabo e um soldado.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Negro 24/05/2020

    O recado já foi dado a corte suprema mais cachorra da face da terra, uma verdadeira facção criminosa. Que liberta bandidos do colarinho branco e acaba com a esperança e a vida do pobre trabalhador brasileiro que banca somente as altíssimas contas dos vinhos importados regados a lagostas. Intervenção já nesse antro de bandidos de togas e aproveita também os dois soldados e o jipe e feche o congresso nacional da bandidagem.

  • 2
    image
    MARCOS 23/05/2020

    O que se vê no País é um ativismo de um Poder da República que não é eleito ferindo a separação dos poderes que vem ser uma cláusula Pétrea. Alguém tem de frear esse ativismo que vem deformando a nosso República e colocando em xeque a autonomia dos outros Poderes. Tem algo nesse STF, é ministro dando voz de prisão, e Inquérito sigiloso sem a participação do PGR, Senado e Câmara do Deputados acovardada e o supremo legislando, administrando e julgando.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook