Brigadistas de emergência do TJRO evitam incêndio em veículo

O problema no carro de um servidor foi alertado, e imediatamente os servidores entraram em ação, com extintores de gás carbônico da própria unidade

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 04 de setembro de 2020 às 10:26

Graças a atuação dos servidores Jorge Welington Machado e Elzivã dos Santos Félix como brigadistas, tudo terminou bem, apesar do incêndio em um veículo, nas dependências do Fórum Desembargador Hugo Auller, na comarca de Ji-Paraná, na manhã de terça-feira, 01-09. O problema no carro de um servidor foi alertado, e imediatamente os servidores entraram em ação, com extintores de gás carbônico da própria unidade. No Tribunal de Justiça de Rondônia, a Assessoria Bombeiro Militar capacita e promove cursos para reciclar, periodicamente, os servidores integrantes das Brigadas de Emergência.

Detectado no início, o incêndio no carro do servidor do TJRO, foi prontamente comunicado  ao agente de segurança Jorge Welington, que se encontrava na portaria do prédio. Rapidamente ele pegou os extintores e foi para o estacionamento. Quando ouviu a movimentação nos corredores do Fórum, a servidora Elzivã Félix se dirigiu ao local para ajudar o colega.

Tanto Jorge quanto Elzivã, ressaltaram a importância da formação de brigadistas da qual participaram. “Se não agíssemos rápido, o carro seria totalmente incendiado”, contou. A servidora mencionou, ainda, outras ocasiões, como a do socorro prestado por uma também brigadista da instituição, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso para amparar uma pessoa em convulsão; e o apoio que prestou a um motociclista acidentado na BR. “Era noite e ele corria o risco de não ser visto e até ser atropelado, então sinalizei para os veículos e chamei o socorro. Ajudei a salvar uma vida”.

Nos cursos, ministrados pelos bombeiros militares do TJRO, servidores voluntários aprendem a lidar com diversas situações, utilizando técnicas e equipamentos para casos como evacuação, debelação a princípios de incêndios e atendimento pré-hospitalar.  As medidas de prevenção incluem adaptações prediais e adequações às normas da ABNT. A atividade envolve tanto equipamentos da estrutura física como conhecimento dos participantes sobre segurança.

O assessor bombeiro militar Francisco Andrade Júnior, do TJRO, enalteceu a atuação dos brigadistas: “foi o primeiro combate contendo as chamas, um excelente trabalho executado pela Brigada de Emergência de Ji-Paraná, que evitou danos maiores ao patrimônio e às pessoas”.  

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook