Cadernos Técnicos Setoriais para investimentos sustentáveis são apresentados pela Prefeitura

Estudos servirão de base para a implantação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável

Renata Beccária Fotos: Saul Ribeiro
Publicada em 01 de dezembro de 2021 às 11:00
Cadernos Técnicos Setoriais para investimentos sustentáveis são apresentados pela Prefeitura

Estudos foram coordenados pela Agência de Desenvolvimento do municípioEstudos foram coordenados pela Agência de Desenvolvimento do município

O município apresentou, na última terça-feira (30), os Cadernos Técnicos Setoriais com informações e oportunidades de negócios sustentáveis na região. O lançamento aconteceu durante a 74º Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia.

Ao todo, são oito volumes que apresentam informações nos segmentos da Agropecuária de Baixa Emissão; Bioeconomia; Biotecnologia; Concessões de Floresta; Energias Renováveis; Florestas Plantadas; Mineração Sustentável e Turismo Sustentável.

Os estudos foram coordenados pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) e são fruto de um convênio entre o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) e a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) e foram financiados com recursos do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (Fider).

“Os cadernos contemplam oito temas e apresentam oportunidades de negócios sustentáveis na região. Eles contribuem para a atração de investidores não apenas no Brasil, mas também no exterior”, detalhou Guilherme Gonzales, diretor técnico da ADPVH.

Guilherme Gonzales, diretor técnico da ADPVHGuilherme Gonzales, diretor técnico da ADPVH

Os estudos foram elaborados a partir de uma pesquisa criteriosa com o objetivo de levar o mapeamento de informações aos investidores quanto às oportunidades de negócios, promovendo o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável da região amazônica.

Segundo Oliver Girard, representante da empresa Macroinfa, executora dos estudos, foram cerca de cinco meses de trabalho, ouvindo praticamente todos os representantes dos setores.

“Foi feito um largo estudo mostrando panoramas e a caracterização de cada setor e seu potencial econômico. Avaliamos toda a parte de capacitação de mão de obra, geração de emprego e riqueza que eles podem gerar. Levantamos a possibilidade de trazer industrialização e investimentos, mas sempre olhando o impacto que pode ser gerado na região, sobretudo quando pensamos na parte de bioeconomia”, explicou.

Com os estudos, a Prefeitura terá referências para a elaboração de políticas públicas que promovam e favoreçam a atração de investimentos sustentáveis para a região. Presente na apresentação, o superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Gilberto Bapstita, vê a atuação do município de forma positiva para a economia local.

“Só temos que louvar a Prefeitura de Porto Velho e seus parceiros que se uniram por um propósito comum que é trazer riquezas e materializar as potencialidades da Amazônia de forma sustentável.”, finaliza.

Os Cadernos Técnicos Setoriais já estão disponíveis para consulta. Acesse aqui.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook