Cafés Matas de Rondônia estarão na Semana Internacional do Café que começa nesta quarta em Minas

Produtores da primeira Indicação Geográfica de Rondônia participam do evento com apoio do Sebrae e parceiros

Imprensa-RO
Publicada em 09 de novembro de 2021 às 15:15
Cafés Matas de Rondônia estarão na Semana Internacional do Café que começa nesta quarta em Minas

A Semana Internacional do Café (SIC), retornando com a versão presencial, acontece de 10 a 12 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais, e o café Robusta Amazônico, que recebeu a Indicação Geográfica (IG) este ano do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), por Denominação de Origem (DO), estará presente nesta importante vitrine do café da América Latina, contando com  apoio do Sebrae em Rondônia.

A Semana Internacional do Café acontece de 10 a 12 de novembro no Expominas (Belo Horizonte) e é o principal encontro nacional do setor e um dos cinco maiores do mundo. Durante o evento, acontecerá o concurso Coffee of the Year Brasil, que elegerá os melhores produtores nacionais de cafés arábica e canéfora. O objetivo é incentivar a produção de cafés de alta qualidade para atender aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção e incentivar a sustentabilidade na cadeira produtiva. Onze produtores de Rondônia estão selecionados em diversas categorias e certamente subirão ao pódio este ano novamente.

“Um dos maiores eventos de café da América Latina é uma grande oportunidade para nossos produtores alcançarem novos mercados. Algo que o Sebrae sempre tem em sua estratégia de atuação, apoiando na gestão da propriedade e também sendo o facilitador dessas conexões, sejam elas presenciais com a SIC 2021 ou remotas como nossas estratégias da Agrolab Amazônia. Tudo com o propósito de estabelecer a cultura da inovação, da tecnologia e da internacionalização, colocadas em prática neste momento na SIC 2021”, diz Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Projeto IG Matas de Rondônia

A participação dos produtores de café na SIC 2021, faz parte da estratégia de atuação do projeto IG Matas de Rondônia, desenvolvido pelo Sebrae em Rondônia em parceria com diversas instituições, que tem por objetivo não apenas a obtenção da IG, que já foi alcançada, mas também desenvolver estratégias de fortalecimento da marca juntamente com os atores envolvidos e toda a sociedade e realizar ações e consultorias para consolidar a marca Café Robusta Amazônico – Denominação de Origem Matas de Rondônia. Essa classificação tem base na reputação da região, geralmente conhecida por produzir determinado produto ou prestar determinado serviço a partir do histórico e da tradição local. Além de fortalecer a cadeia produtiva, busca de novos mercados, entre outros benefícios.

O Projeto IG Matas de Rondônia tem parceria com Caferon, ABDI, Câmara Setorial do Café, Emater, Embrapa, Idaron, Ifro, Seagri, Senar/Faperon, SFA/Mapa e Sicoob/Credip, além de gestores municipais de 15 cidades que compõem a iniciativa.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook