Campus Guajará-Mirim: inscrições abertas para Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Do quantitativo de vagas, haverá ações afirmativas para a inclusão e permanência de negros (pardos e pretos), indígenas e pessoas com deficiências (PCD)

ASCOM/IFRO
Publicada em 13 de janeiro de 2021 às 08:17

Estão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (Turma 2021) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim. As inscrições seguem até 7 de fevereiro de 2021. São ofertadas 40 vagas ao todo. Do quantitativo de vagas, haverá ações afirmativas para a inclusão e permanência de negros (pardos e pretos), indígenas e pessoas com deficiências (PCD).

O curso é voltado para profissionais educadores licenciados e bacharéis em Letras e Pedagogia, que estejam em efetivo exercício da docência ou não, preferencialmente aqueles que atuam no Ensino Básico em aldeias ou áreas rurais, tendo prioridade aos portadores de diploma de licenciatura e que estejam atuando em sala de aula nas áreas de formação do curso.

Dentre os objetivos do curso estão: oportunizar a qualificação profissional, principalmente no que se refere ao campo de planejamento, prática pedagógica e execução de aulas, acompanhamento, avaliação do processo educativo e elaboração de material técnico-didático, conforme previsto no Projeto Pedagógico de Curso aprovado pela Resolução nº 40/REIT – CONSUP/IFRO, de 05 de agosto de 2020. A grade curricular da especialização possibilitará a professores que atuam no ensino de Língua Portuguesa e Pedagogia o aperfeiçoamento na área em que atuam por meio das disciplinas de instrumentalização.

O curso tem carga horária total de 360h/a e será desenvolvido no período mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses. A especialização será oferecida em onze módulos e as aulas serão ministradas com intervalo quinzenal, aos sábados das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h e aos domingos das 8 h às 12 h e das 14 h às 17 h, de acordo com calendário a ser previamente divulgado. O Edital pode ser conferido no seguinte link: https://bit.ly/2MLWN9s.  

Seleção

A inscrição deverá ser feita exclusivamente via internet, através do preenchimento de formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/cNAjZufqbAvcgkb59. No ato da inscrição é necessário encaminhar cópias digitalizadas dos seguintes documentos: a) Ficha de inscrição preenchida, conforme modelo disponível no Anexo I do Edital. Na ficha de inscrição deverá ser informado o endereço eletrônico do Currículo Lattes (se houver), no modelo da Plataforma Lattes/CNPq (http://lattes.cnpq.br/); b) Cópia RG e CPF; c) Uma cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de curso de graduação; d) Termo de compromisso de dedicação às atividades da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, conforme Anexo II do edital. E) Ficha de autoavaliação do Currículo (ANEXO III), com a pontuação preenchida pelo candidato; f) Cópias das respectivas documentações comprobatórias de pontuação em ordem e numeradas (somente dos itens pontuados descritos no ANEXO III).

A seleção será constituída por duas etapas, sendo ambas classificatórias e eliminatórias: a) Prova escrita de conhecimentos em Ensino de Português e Literatura Brasileira que será eliminatória; b) Análise da ficha do currículo com documentação comprobatória que será classificatória. Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, a prova escrita será realizada no dia 24 de fevereiro de 2021 de forma remota por meio de link disponibilizado previamente no site: http://www.ifro.edu.br/ na publicação da homologação final no dia 18 de fevereiro de 2021. O candidato realizará uma prova de caráter discursivo com duas questões: uma versando sobre a Literatura e outra sobre a Língua Portuguesa.

O resultado final será divulgado no dia 17 de março de 2021. Já as matrículas dos candidatos classificados deverão ser realizadas na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) – IFRO, Campus Guajará-Mirim, situado na Avenida 15 de novembro, 4849, Bairro Planalto, no período de 17/03/2021 a 26/03/2021, das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h. A aula inaugural do curso está prevista para o dia 10 de abril de 2021. Para verificar todas as normas da seleção, documentos exigidos e outras informações, acesse o edital completo AQUI.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook