Começa a implantação de bolsões para motociclistas em Porto Velho

Espaços exclusivos são mais seguros para condutores de motos na abertura dos semáforos

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 17 de junho de 2021 às 15:44
Começa a implantação de bolsões para motociclistas em Porto Velho

Os bolsões são espaços exclusivos criados para os motociclistasOs bolsões são espaços exclusivos criados para os motociclistas

A melhoria na segurança dos motociclistas é o objetivo dos bolsões que a Prefeitura de Porto Velho está implantando em algumas ruas de alta trafegabilidade da cidade. O primeiro ponto atendido é a esquina da avenida Calama com a avenida Rafael Vaz e Silva, no bairro Liberdade.

Os bolsões, segundo o diretor de Tráfego da Semtran, João Luiz Sousa, são espaços exclusivos criados para que motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos para aguardar a abertura dos semáforos.

A implantação destes espaços é coordenada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e executada por uma empresa contratada. O investimento é de cerca de R$ 30 mil.

“Outra vantagem dos bolsões é que os motociclistas, pelas características dos veículos, precisam de alguns segundos a mais para estabelecer o equilíbrio no arranque”, destacou.

A implantação dos bolsões é incentivada pelo secretário Ronaldo Flôres, da Semtran. Segundo ele, o sistema amplia a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos. “Em Porto Velho, mais de 60% dos acidentes acontecem com motociclistas e, na maioria das vezes, em cruzamentos semaforizados”, disse o secretário. A previsão é de que este tipo de ocorrência seja reduzido.

CONTRAN

A iniciativa pretende oferecer mais segurança aos motociclistas A iniciativa pretende oferecer mais segurança aos motociclistas

A iniciativa para a redução de acidentes segue as orientações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme estabelecido na Resolução Nº 550, de 17 de setembro de 2015, Art. 2º: “A sinalização horizontal, poderá ser complementada pela nova sinalização horizontal bolsão com segunda linha de retenção constituindo de área de espera exclusiva para motocicletas e bicicletas junto à aproximação semafórica”.

Os bolsões são criados para evitar que motociclistas fiquem parados entre veículos correndo riscos desnecessários.

Também favorece o distanciamento entre motos e carros nos primeiros momentos após a abertura dos semáforos, as ultrapassagens serão evitadas e, com elas, os riscos desta manobra.

ORIENTAÇÃO

A Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito (DTET) fará ações educativas para orientar motociclistas, motoristas e pedestres, além promover pit stop com a distribuição de panfletos alusivos à implantação dos bolsões.

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Leandro Morais

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook