Comissão de Igualdade Racial da OAB Rondônia abre palestra sobre combate ao racismo estrutural no TRT da 14ª Região
Seccional ressalta a importância da iniciativa para promover o letramento racial dentro das instituições públicas
A presidente da Comissão de Igualdade Racial e Verdade sobre a Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), Rafaela Albuquerque, abriu a palestra sobre combate ao racismo estrutural no âmbito do Poder Judiciário, realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª Região. O evento híbrido aconteceu na quarta-feira (11/6) e reuniu mais de 100 participantes, entre presenciais e online.
Rafaela Albuquerque iniciou sua fala agradecendo o convite em nome pessoal e do presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, e ressaltando a importância da iniciativa para promover o letramento racial dentro das instituições públicas e fortalecer o enfrentamento das desigualdades raciais estruturais no Judiciário.
“É fundamental compreendermos que o racismo estrutural não é apenas uma questão de atitudes individuais, mas um sistema historicamente construído que ainda hoje impede o pleno acesso da população negra aos espaços de poder. Promover o letramento racial no Judiciário é um passo essencial para que a justiça seja, de fato, para todos e todas”, disse Rafaela.
Durante o encontro, ela compartilhou sua trajetória como mulher negra no sistema de Justiça e destacou temas fundamentais como a sub-representação racial em cargos de liderança, a escuta ativa das vozes negras, as barreiras ao acesso e ascensão profissional e a necessidade de políticas antirracistas efetivas.
O evento também contou com o lançamento da campanha “A Cor das Palavras”, que inclui uma cartilha virtual com orientações sobre questões raciais.
Paradeiro incerto: estaria o governador Marcos Rocha refugiado em um bunker em Israel, enquanto Rondônia enfrenta suas próprias guerras?
Enquanto isso, os rondonienses continuam enfrentando os velhos e conhecidos mísseis da violência urbana, do caos na saúde, da instabilidade política e da falta de comando
Ex-chefe da Casa Civil denuncia uso da Polícia Civil para espionar e perseguir adversários políticos do governador Marcos Rocha
Junior Gonçalves acusa deputado Ribeiro do Sinpol de liderar esquema de arapongagem política com anuência do governador, visando eleição de Marcos Rocha ao Senado e de Luana Rocha à Câmara Federal
Não crie expectativas exacerbadas sobre os outros!
Eis a pergunta: evitá-las é uma questão de racionalidade ou pessimismo?




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook