Comissão de Igualdade Racial da OAB Rondônia participa de homenagem à ex-deputada Odaísa Fernandes na Assembleia Legislativa
Solenidade marcou o reconhecimento da trajetória política e social de Odaísa Fernandes
A Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), presidida por Rafaela Albuquerque, participou da sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO) que concedeu o título de Cidadã Honorária de Rondônia à ex-deputada estadual Odaísa Ferreira Fernandes.
A solenidade marcou o reconhecimento da trajetória política e social de Odaísa Fernandes, a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na ALERO e uma das parlamentares mais atuantes da história do Estado. O evento reuniu familiares, amigos, servidores públicos, lideranças políticas e representantes de instituições que trabalham pela igualdade e pelos direitos humanos.
Durante a cerimônia, a conselheira estadual da OABRO e presidente da Comissão de Igualdade Racial, advogada Rafaela Albuquerque, fez um pronunciamento destacando a importância do momento para as mulheres negras de Rondônia. Em sua fala, relembrou um episódio presenciado anos antes, em que se questionou quando pessoas negras também estariam sendo homenageadas em espaços de poder, e não apenas em funções de apoio.
“Hoje, esse dia chegou. E chegou com a grandiosidade que ele merece. A presença de Odaísa Fernandes, mulher negra, sendo reconhecida neste espaço é simbólica e profundamente representativa. É a resposta à pergunta que fiz naquele dia. É a afirmação de que nós, mulheres negras, também pertencemos a esses lugares de reconhecimento, de poder e de respeito”, disse Rafaela.
A presidente da comissão também ressaltou que a trajetória da ex-deputada inspira novas lideranças e reforça a luta por uma sociedade mais justa, plural e democrática.
“Que esse momento sirva como farol para muitas outras mulheres negras que, como eu, sonham e agora veem que é possível.”
60 famílias são beneficiadas com a troca de geladeiras e ventiladores por equipamentos novos e mais econômicos
Agentes de campo da Energisa realizaram visitas e um diagnóstico energético nas residências
Instalado novo sistema de iluminação em rotatória da zona Leste de Porto Velho
Com a nova iluminação, a rotatória se transforma em um ponto mais seguro e moderno
Semasf realiza curso com o tema: 'Violências e Violações de Direitos: Seus Efeitos Psicossociais' para técnicos do Creas
Objetivo do curso é abordar os diferentes tipos de violência e as consequências emocionais e sociais que essas violências causam nas pessoas e comunidades




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook