Comissão de Igualdade Racial da OAB Rondônia visita Defensoria Pública em busca de parceria para letramento racial
Como resultado da reunião, ficou acordada a realização do primeiro evento de letramento racial
A presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), Rafaela Albuquerque, realizou uma visita institucional à Defensoria Pública do Estado de Rondônia. A reunião teve como objetivo estabelecer parcerias estratégicas voltadas à promoção do letramento racial, com foco inicial nos quadros internos da OAB Rondônia. A iniciativa se insere em um contexto nacional onde, apesar de pessoas negras representarem 56,1% da população brasileira, elas ocupam apenas 19,8% dos cargos na magistratura e 17% no Ministério Público, segundo dados do CNJ (2024), do CNMP e do Censo do IBGE (2022).
Durante o encontro com o Núcleo Especializado de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e Cultural da Defensoria Pública, coordenado por Fábio Roberto de Oliveira Santos, foi discutida a importância de unir forças para promover ações de sensibilização e formação sobre racismo estrutural, desigualdades raciais e a necessidade de mudanças culturais institucionais.
Segundo Rafaela Albuquerque, o letramento racial é um passo essencial para construir um sistema de justiça mais justo e representativo.
“Estamos em busca de parcerias que nos ajudem a estruturar esse processo. A ideia é preparar nossas instituições para lidar de forma mais consciente com a realidade do racismo estrutural e contribuírem efetivamente para a promoção da igualdade racial”, afirmou.
Como resultado da reunião, ficou acordada a realização do primeiro evento de letramento racial promovido pela OAB Rondônia, em parceria com a Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado. A programação será divulgada em breve.
Distribuidoras de energia alertam sobre riscos de fogueiras e balões
Itens típicos nas festas juninas podem causar até apagões elétricos
Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes pela internet
Dados são de pesquisa de empresa de dados e tecnologia
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 130 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook