Comissão de Segurança discute insegurança dos moradores dos residenciais Cidade de Todos

Presidida pelo deputado Ismael Crispin (PSB) e com a participação dos deputados Eyder Brasil, Ribamar Araújo, Anderson Pereira e Jhony Paixão, a Comissão esteve reunida na manhã desta terça-feira (17)

Laila Moraes-ALE/RO Foto: Thyago Lorentz - ALE/RO
Publicada em 17 de maio de 2022 às 18:11
Comissão de Segurança discute insegurança dos moradores dos residenciais Cidade de Todos

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Rondônia, presidida pelo deputado Ismael Crispin (PSB) e com a participação dos deputados Eyder Brasil, Ribamar Araújo, Anderson Pereira e Jhony Paixão esteve reunida na manhã desta terça-feira (17), para discutir com o secretário Adjunto de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado Hélio Gomes Ferreira, o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia o coronel PM James Alves Padilha, o subcomandante coronel PM Rone Herton Dantas de Freitas e o representante dos residenciais Cidade de Todos, Ualter Bomfim Santos, a insegurança vivenciada pelos moradores da região.

Segundo o síndico no Cidade de Todos 09, Ualter Bomfim Santos, os problemas relacionados à segurança pública são notórios e precisam da atenção dos gestores. “Lá no residencial que eu moro, conseguimos pacificar a situação e hoje somos zero criminalidade na questão de roubos e furtos, mas isso é graças a nossa segurança diária, porém precisamos das forças de segurança do Estado para cuidar de todo o entorno, que abrange outros condomínios e residenciais, que estão sendo dominados por facções. As rondas da polícia precisam ser constantes, para que os moradores estejam em segurança a todo momento, considerando o índice de criminalidade da região”, explicou.

De acordo com o comando-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM James Alves Padilha, a polícia está trabalhando tanto na prevenção, quanto na repressão, para combater a criminalidade da região e que as rondas policiais são realizadas com frequência, mas que vão reforçar com todos os batalhões para que elas sejam intensificadas. “A Polícia Militar se coloca inteira à disposição para ouvir e contribuir no que for necessário. Temos uma gama de atividades e setores específicos com moradores que reclamam e exigem um olhar diferenciado pelo conglomerado de pessoas”, apontou.

O comandante-geral ressaltou também que a coparticipação dos moradores é fundamental para o andamento do trabalho, pois as realidades dos problemas são diferentes e através dessa integração, a polícia consegue trabalhar de forma mais efetiva. “Precisamos buscar o envolvimento de todos, pois de uma maneira ou de outra, de forma conjunta podemos conseguir uma solução ao problema que estamos abordando. É muito bom termos condições de estar em patrulhamento rotineiramente, seja em condomínios, sejam em bairros mais afastados, no centro da cidade e temos todo interesse, pois sabemos da importância que isso representa para a vida de cada cidadão, mas por vezes não conseguimos executar dentro do que foi planejado”, disse.

O deputado Anderson Pereira e proponente da reunião, pediu que a principal demanda dos moradores da região, a intensificação das rondas, seja atendida com prioridade e destacou também sua preocupação com a necessidade de mais investimentos para atender as necessidades da segurança pública do Estado.

Por fim, o deputado Ismael Crispin afirmou que a segurança pública é um dever do Estado e que como presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Rondônia estará cobrando a efetiva atuação das forças de segurança pública. “Precisamos ver os modelos que deram certo e começar a trabalhar para espelhar essas ações, pois o Estado precisa olhar mais adiante, não apenas para esse momento, porque se não cuidarmos agora, coisas piores podem acontecer”, finalizou.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook