Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa definem horários de reuniões na próxima semana

Trabalho técnico das Comissões será valorizado na atual Legislatura.

Eranildo Costa Luna - DECOM/ALE/Fotos: Marcos Figueira
Publicada em 23 de fevereiro de 2019 às 10:46
Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa definem horários de reuniões na próxima semana

Na próxima semana, os membros das 15 Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa irão se reunir para definir os horários de reuniões e oficializar os nomes dos presidentes e vice-presidentes. Os dias das reuniões, entretanto, já foram acordados: as terças e quartas-feiras, em horários diferentes das sessões ordinárias. 

Por determinação do presidente da Casa, Laerte Gomes (PSDB), em conjunto com os demais deputados, ficou definida que a prioridade das Comissões é emitir pareceres técnicos e embasados. A informação é do secretário Legislativo, Hélder Risler. 

"O papel das Comissões será fortalecido, tendo como objetivo aprofundar as análises das matérias, com mais tecnicidade, visando dar celeridade e eficiência ao processo legislativo", destacou Risler. 

Ainda segundo o secretário Legislativo, a meta é evitar que matérias aprovadas na Casa possam ser questionadas quanto a sua constitucionalidade. "A Assembleia de Rondônia já se notabilizou, infelizmente, pela inconstitucionalidade das leis que aprova. Esse é o nosso desafio: mudar esse patamar", acrescentou. 

Hélder Risler disse ainda que o presidente da Casa já determinou que o corpo técnico para auxiliar os trabalhos das Comissões seja formada por pessoas com conhecimento na área. "Ou seja, para a Comissão de Constituição e Justiça e Redação, precisamos ter pessoas com formação no Direito e um amplo conhecimento constitucional. Na de Educação, é preciso ter técnicos da área, e assim por diante", exemplificou. 

Cada matéria que aporta à Casa, é analisada, pelo menos, por duas Comissões: a de Constituição e Justiça e a Comissão específica do tema em questão. Mas, se o projeto contempla despesas, precisa ainda passar pelo crivo da Comissão de Finanças e Orçamento. 

Comissões 

São 15 Comissões Permanentes que integram a Assembleia Legislativa, são elas: Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa; Comissão de Agricultura e Política Rural; Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia; Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social; Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania; Comissão de Esportes, Turismo e Lazer; Comissão de Segurança Pública; Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso; Comissão de Fiscalização e Controle; Comissão de Educação e Cultura, Comissão de Transportes e Obras Públicas; Comissão de Defesa do Consumidor e a Comissão de Habitação e Assuntos Municipais.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook