Como a pandemia afetou os relacionamentos sociais?

A tecnologia e a internet foram capazes de oferecer suporte para que as pessoas continuassem a se relacionar e conversar independente dos locais que estão no mundo

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 28 de setembro de 2021 às 15:19
Como a pandemia afetou os relacionamentos sociais?

A pandemia de Covid-19 que o mundo enfrentou nesses dois anos, foi responsável por diversas mudanças de hábitos, comportamentos e a maneira de vivermos.

As pessoas procuraram novas formas para se relacionar e se comunicar, isso afetou todos os relacionamentos sociais.

Entre as principais restrições que foram impostas foi a do contato, não abraçar, não cumprimentar, entre outros.

Para a segurança de todos que amamos os encontros e formas de interação foram limitados, pois não pode mais ser realizado presencialmente.

A tecnologia e a internet foram capazes de oferecer suporte para que as pessoas continuassem a se relacionar e conversar independente dos locais que estão no mundo. Elas aproximaram pessoas longes com a maior rapidez já vista.

As chamadas de vídeos, as plataformas de reuniões e as redes sociais fizeram sucesso e foram aliados nesse distanciamento, pois era a maneira mais segura de encontrar e conversar com amigos, parentes, chefes, colegas de trabalho, professores, alunos, e todas as pessoas com acesso à internet.

Novas maneiras de convívio durante a pandemia

Com o distanciamento, isolamento social e as medidas restritivas, as pessoas foram obrigadas a permanecer dentro de suas residências e efetuar apenas as atividades essenciais na rua.

Com as limitações impostas, as maneiras de convívio e de se relacionar foram transformadas.

A internet foi capaz de aproximar os entes queridos que antes eram vistos pessoalmente, mas não foi o suficiente para conter a saudade e substituir os laços que a interação física tem e proporciona.

A interação e o convívio em sociedade é umas das necessidades dos seres humanos, pois este é um ser social e precisa da conexão com diferentes pessoas, principalmente nessa era tão movimentada que vivemos e esbarramos com tantos seres humanos em apenas um dia, sem a pandemia.

Nesse momento, todas as pessoas se encontram cansadas, estressadas e com problemas, a pandemia trouxe à tona a importância da rotina, do trabalho e das relações sociais.

Em virtude disso, a prática da tolerância, do respeito e da empatia tornaram-se mais complexas, mesmo assim necessárias. 

O mundo ficou doente e revelou os impasses que a sociedade já vinha enfrentando, por isso, a pandemia potencializou as relações verdadeiras e afastou as que prejudicavam ou atrasavam a vida e o progresso individual ou emocional.

Entre as principais mudanças nos relacionamentos sociais, podemos citar: o encontro, o abraço, o beijo, o aperto de mão, entre outras afeições entre as pessoas.

Esses tipos de carinho foram substituídos por telas de computadores, áudios e mensagens de textos, vídeos, fotos e outros meios que a internet pode oferecer.

Comércio online

A grande maioria das empresas e estabelecimentos mantiveram-se abertos, pois aderiram ao formato de vendas online e lojas virtuais.

Os serviços de delivery, as propagandas, os fretes grátis, as redes sociais, os aplicativos de compras foram formas que atraíram as pessoas para continuar consumindo mesmo sem sair de casa.

Muitos itens como os produtos eróticos ganham espaços e debates durante a pandemia, pois como o comércio virtual aumentou, as compras e procuras por uma loja de sexshop online foi uma alternativa que atraiu atenção e os olhares dos consumidores.

Essa opção para obter os produtos eróticos é decorrente de ser mais discreta e respeitar a privacidade dos clientes, além de obedecer às medidas restritivas.

Redes sociais

Um dos maiores entretenimentos da sociedade atual, tornou-se também a melhor alternativa para manter e estabelecer a interação entre as pessoas.

As redes sociais foram grandes partidárias no cenário de pandemia, pois foi uma maneira de adquirir lazer, cultura, distração e comunicação mesmo distante.

Entretanto, também trouxe o sentimento de sufocamento e muitos já pensaram em desconectar desse mundo virtual, pois é cheio de informações, propagandas, momentos bons e ruins, notícias, entre outras milhares de coisas que mexem com o emocional de qualquer um.

A pandemia trouxe diversos problemas, e com tanta informação e notícias disponibilizadas, as fake news tomaram conta dos meios de comunicação e interação.

Com um momento tão difícil e delicado, essa é mais uma preocupação para não ser enganado e não cair em golpes nas redes sociais.

Foi uma forma de reencontrar as pessoas e criar laços, mas trouxe a sensação de que devemos melhorar como pessoas, e quando tudo acabar a importância e a falta de um abraço.

Fiquem ligados e acompanhem mais conteúdos como esse no nosso site.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook