Como garantia de direitos, consumidor pode acompanhar medição do relógio de energia elétrica no Ipem em Rondônia

Com profissionais qualificados e laboratório específico para medição dos relógios de energia, as ações metrológicas garantem os direitos do cidadão

Gaia Bentes - Fotos: Frank Néry | Secom
Publicada em 16 de outubro de 2019 às 12:00
Como garantia de direitos, consumidor pode acompanhar medição do relógio de energia elétrica no Ipem em Rondônia

O laboratório tem aval do Ministério Público do Estado

Atuando com base na proteção do consumidor, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem), órgão conveniado ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), reforça o desenvolvimento dos serviços oferecidos para verificação e fiscalização de produtos e equipamentos. Com profissionais qualificados e laboratório específico para medição dos relógios de energia, as ações metrológicas garantem os direitos do cidadão.

Em contrato firmado em 2016 pelo Governo do Estado e a Eletrobrás Distribuição Energia, após tratativas entre a empresa, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE) , determinou-se que os medidores de energia elétrica do cidadão rondoniense, que outrora eram verificados em outros Estados, deveriam ser medidos em Rondônia, com a possibilidade de acompanhamento do consumidor e maior celeridade no processo de fiscalização. Para isso, fez-se necessária a construção do Laboratório Metrológico de Verificação de Medidores de Energia Elétrica, patrimônio na época da Ceron/Eletrobrás, localizado no Instituto de Pesos e Medidas. “Nas tratativas a procuradora orientou que a empresa executasse o pagamento da construção do laboratório e das bancadas (medição)”, explicou o presidente do Ipem, Aziz Rahal.

No que diz respeito ao processo de medição, a empresa de energia elétrica é a responsável por enviar o relógio do consumidor ao Ipem, e no local, um metrologista realiza o ensaio metrológico, ressaltando que no Ipem não se faz a perícia dos relógios. Com a finalização da medição, se aprovado ou não, o Instituto, de forma imparcial, devolve o equipamento à empresa, e durante o processo de medição, o consumidor tem o direito de acompanhar a verificação.

Outros serviços essenciais são oferecidos ao consumidor, como a verificação e fiscalização de etilômetro (utilizado para o bafômetro), balanças (utilizadas em comércios), bomba medidora de combustíveis, esfigmomanômetro (medidor de pressão arterial), taxímetro, medidor de velocidade de veículos, análises de peso, conferência de tecidos, metragem, bem como conferência do selo do Inmetro em produtos diversos, como brinquedos.

Os equipamentos de medição do Ipem são verificados todos os anos pelo Inmetro, que também é responsável por executar os cursos de capacitação aos servidores do Instituto, como metrologistas e auxiliares.

Comentários

  • 1
    image
    Francisco Alves 16/10/2019

    Agora a delegacia do consumidor devia acompanhar os consumidores nessa operação.

  • 2
    image
    Chico Bento 16/10/2019

    Quem não deve não teme. Se o pessoal da ENERGISA quiser fiscalizar minha residência todo dia pode, pois não vão encontrar nada de irregular na medição ou desvio de corrente elétrica. Este povo que faz todo este barulho é porque devem alguma coisa. Não cobram tanto dos políticos dizendo que roubam, pois bem, o exemplo começa de casa. Brasileiro é metido a esperto, é gato na TV a cabo, gato no hidrômetro da CAERD e também nos medidores da ENERGISA. Depois se fazem de vítimas quando a equipe e a polícia batem na porta. Vamos ser mais honestos e assim teremos um país melhor.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook