Como garantir a segurança da sua marca no mercado digital
Phishing, sites falsos e brand-bidding são alguns dos perigos que rondam as marcas presentes na internet; veja como se proteger
Assim como as pessoas, as marcas grandes e pequenas possuem uma identidade. Contudo, para a última, a exposição é uma questão vital. Afinal, é inegável que, para que uma marca obtenha sucesso comercial, é preciso que seja vista por muitas pessoas, principalmente no meio digital. Esse alcance possui um lado positivo e outro negativo.
Se, por um lado, uma grande exposição aumenta o alcance de potenciais consumidores, por outro, torna-se um grande alvo para fraudes e falsificações. Entender a necessidade de formar uma barreira de proteção contra esses problemas é fundamental, principalmente em tempos de inteligência artificial e golpes elaborados.
O comércio digital tem grande papel no perigo oferecido pelos golpes. A presença de uma marca na internet é um prato cheio para pirataria, falsos anúncios e golpistas se passando pela marca. Porém barrar essas atividades é possível e altamente indicado também para pequenos empreendedores.
Como proteger minha marca de fraudes na internet?
Uma das principais medidas é fazer o registro da marca. O órgão responsável por isso é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. A medida garante a proteção dos direitos de propriedade. Ou seja, é a garantia de que a identidade visual e os produtos serão preservados, impedindo cópias e, consequentemente, protegendo contra imitadores.
Até mesmo concorrentes desleais podem agir para prejudicar o sucesso da marca. As ações visam desviar para si a clientela e derrubar a credibilidade e a idoneidade da empresa que sofre a falsificação, podendo manchar profundamente a imagem. Monitorar constantemente a rede e a própria presença online é fundamental para verificar se algo de errado está acontecendo.
Monitoramento constante é primordial
Na prática, procurar sempre pelo nome da empresa nos principais buscadores, nas redes sociais e nos sites de reclamações dá um bom panorama da atividade digital da marca e permite ver se há algo suspeito. Na iminência de qualquer coisa errada, é importante agir rápido, buscando a remoção do conteúdo falso e até mesmo a retratação do golpista.
Algumas ações podem ser difíceis de encontrar, como quando os golpistas usam palavras que remetem à marca, mas que desviam o tráfego para seus próprios domínios, o chamado brand-bidding. Outras ações envolvem também, por exemplo, falsificação de anúncios e até mesmo sites falsos.
Por isso, um suporte de monitoramento se faz importante. Há sistemas que automatizam a tarefa de detectar ameaças digitais, facilitando o processo. O próximo passo é saber como denunciar site falso. Uma vez detectado, é importante contatar autoridades e servidores, a fim de interromper a fraude.
No mais, proteger a marca e a propriedade intelectual é uma tarefa constante, que exige amparo tecnológico e até mesmo jurídico, porém é fundamental. A proteção permite que nenhuma mancha negativa se instale sobre a marca, mantendo-a, assim, lucrativa e segura para todos.
STF derruba marco temporal das terras indígenas
Detalhes da decisão serão publicados após fim do julgamento ainda hoje
PF investiga deputados por desvio de cotas parlamentares
Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy são alvos da Operação Galho Fraco
Polícia desarticula célula criminosa em Espigão do Oeste
Nesta etapa, a ação policial teve como foco uma célula criminosa instalada no município de Espigão do Oeste, diretamente vinculada à estrutura hierárquica do grupo




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook