Como limpar a casa sem perder muito tempo

Com a correria da rotina, o ideal é otimizar a função para que as tarefas domésticas não ocupem todo o seu tempo, tornando-se uma dor de cabeça.

Tudorondonia
Publicada em 23 de agosto de 2019 às 08:27
Como limpar a casa sem perder muito tempo

Ninguém gosta de perder tempo, ainda mais com as tarefas domésticas, não é mesmo? Está certo que arrumar a casa ouvindo aquela playlist divertida com as suas músicas preferidas pode ser até terapêutico. Mas com a correria da rotina, o ideal é otimizar a função para que as tarefas domésticas não ocupem todo o seu tempo, tornando-se uma dor de cabeça.

Confira algumas dicas para sobre como limpar a cada sem perder muito tempo!

Crie hábitos

Pequenos hábitos podem fazer a diferença, dentre eles separar o lixo de manhã, varrer a casa depois do café, bater as almofadas para tirar o pó, arrumar a cama ao acordar,  colocar um desinfetante no banheiro, não acumular roupa suja no quarto e secar a pia do banheiro e cozinha depois de usá-los.

Esses são alguns dos hábitos que irão facilitar a sua rotina de limpeza, ajudando a manter o seu lar arrumado.   

Tenha um kit de limpeza

Não viemos nesse mundo para passar trabalho em vão! Ter um kit de limpeza com produtos que facilitam seu trabalho podem otimizar o tempo da sua faxina. Aquele limpa-vidros com borrifador que depois você compra só o refil ou um bom alvejante que vai ajudar a fazer uma limpeza mais profunda pode te auxiliar nessa.

Além disso, existem os utensílios que podem agregar no seu kit. Panos de limpeza de microfibra, por exemplo, podem ser úteis para a limpeza em diversas superfícies. Já investir em um mop para limpar os pisos com certeza irá adiantar o trabalho.

Não esqueça de incluir uma luva no kit, pois algum produto pode irritar suas mãos. Outra dica simples, mas que ajuda bastante, é separar todos os produtos que você vai utilizar durante a faxina antes de começar o trabalho. Isso evita as distrações e perdas de tempo que acontecem quando você precisa ficar indo e voltando pela casa.

Divida as tarefas!

Essa é para quem mora com mais de uma pessoa! Dividir as tarefas pode deixar tudo mais fácil e não tornar a rotina de limpeza um fardo. Para quem tem filhos, as crianças podem auxiliar em algumas tarefas, desde que devidamente supervisionadas.

Além de auxiliarem em atividades como guardar os brinquedos, arrumar o quarto e separar a roupa suja, isso cria uma ideia de responsabilidade e garante mais momentos juntos com os pequenos, evitando fenômenos como a terceirização da infância.

Faça um cronograma! 

Assim como nos hábitos rotineiros citados acima, criar um cronograma específico pode adiantar muito a sua vida. Ele pode ser semanal para que você saiba os dias e horários em que, por exemplo, irá lavar a roupa, passar a roupa, realizar a faxina geral na casa, arrumar o armário de potes e panelas ou fazer aquela higienização caprichada nos banheiros.

Outra estratégia interessante é você criar metas para cada função que vai desempenhar no dia, estipulando um período para terminar de arrumar o quarto, tirar o pó dos cômodos, lavar a calçada ou terminar a limpeza dos pisos.

Evite distrações

Uma música vai bem para animar a faxina. Mas evitar distrações é essencial para que você consiga finalizar a limpeza sem perder muito tempo. Por isso, evite deixar a tv ligada, ficar mexendo no celular ou parar para conversar no meio do serviço.

Encare a limpeza como um trabalho que você precisa entregar num prazo específico. Além da recompensa de ter uma casa limpa e cheirosa e sensação de missão cumprida, ainda vai sobrar muito mais tempo para fazer o que você gosta.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook