Consumidor, você sabe quais são seus direitos e deveres quando o assunto é energia elétrica?
Energisa esclarece quais são as principais normas que regem a relação de consumo
O acesso à informação tem se tornado cada vez mais fácil no ambiente digital, especialmente sobre serviços essenciais, como a energia elétrica. No entanto, além de conhecer os canais de atendimento da concessionária, é fundamental que os consumidores compreendam seus direitos e deveres.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é responsável por regulamentar o setor elétrico no país e definir normas que impactam diretamente os consumidores. Segundo Alan Gomes, coordenador comercial da Energisa Rondônia, muitos consumidores desconhecem essas regulamentações, o que pode resultar em dificuldades ao lidar com questões relacionadas ao fornecimento de energia.
Para esclarecer essas informações, a Energisa disponibiliza uma lista com orientações aos consumidores. “Entre os direitos garantidos pela Aneel está, por exemplo, escolher a forma de receber a fatura, se por e-mail ou de física, e aí entra o dever que é manter atualizado os dados”, explica Alan.
Direitos dos Clientes:
Recebimento Antecipado da Fatura: Em conformidade com as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores devem receber a fatura com pelo menos cinco dias úteis de antecedência ao vencimento.
Atendimento 24 Horas: Os clientes têm o direito a um atendimento telefônico gratuito, disponível 24 horas por dia, todos os dias, para resolver emergências: 0800 647 0120.
Aviso Prévio de Manutenções Programadas: Em casos de manutenção programada que impacte temporariamente o fornecimento de energia, o cliente deve ser informado com pelo menos 72 horas de antecedência.
Prioridade no Restabelecimento de Energia: Em situações de desligamentos acidentais, causados por fenômenos naturais ou incidentes, a unidade consumidora tem prioridade no restabelecimento da energia.
Deveres dos Clientes:
Cadastro Atualizado: Manter o cadastro atualizado, incluindo nome, documentos do titular, e-mail, telefone e número de celular, é responsabilidade do cliente.
Avisar sobre Dependentes de Equipamentos Essenciais: Informar à Energisa sobre dependentes que necessitem de equipamentos elétricos vitais para a vida, garantindo atendimento personalizado em desligamentos.
Facilitar Acesso para Inspeções: O cliente deve facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora para inspeções e leitura de medição nas instalações residenciais.
Pagamento Pontual: Contribuir para a manutenção da qualidade dos serviços, evitando multas e juros por atraso, ao efetuar o pagamento das faturas em dia.
Adequação Técnica e Segurança das Instalações: Manter as instalações elétricas do imóvel em conformidade técnica e com segurança é um dever do cliente.
Para obter informações mais detalhadas sobre os direitos e deveres dos consumidores em relação à energia elétrica, a Energisa Rondônia disponibiliza recursos no site oficial da empresa, acessível em www.energisa.com.br.
ESMPU lança curso preparatório gratuito para promover diversidade nas carreiras do MPU
Iniciativa oferece 300 vagas para pessoas negras, quilombolas, indígenas, com deficiência e transexuais, bacharéis em Direito, interessadas em integrar as carreiras dos ramos do MPU
Operação 'Carnaval Seguro' do Detran-RO flagra 444 motoristas alcoolizados
Com mais de7,8 mil abordagens e 444 flagrantes de alcoolemia, Detran-RO reforça segurança viária com ações de fiscalização e combate à alcoolemia no período de Carnaval
Contas estaduais podem ser julgadas sem parecer prévio em caso de atraso excessivo, decide STF
Por unanimidade, prevaleceu o entendimento de que o Legislativo não pode ser impedido de exercer suas atribuições por inércia imotivada do tribunal de contas




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook