Convênio permite que revalida de medicina possa ser realizado em Ji-Paraná

A revalidação de Diploma é um processo criado pelo governo brasileiro para autenticar os diplomas adquiridos em instituições estrangeiras.

Assessoria
Publicada em 06 de maio de 2019 às 13:36
Convênio permite que revalida de medicina possa ser realizado em Ji-Paraná

O Prefeito Municipal, Marcito Pinto (PDT), assinou hoje (6), um convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e Centro Universitário São Lucas para que médicos que se formem fora do Brasil possam realizar o processo de revalidação do diploma em Ji-Paraná. A revalidação de Diploma é um processo criado pelo governo brasileiro para autenticar os diplomas adquiridos em instituições estrangeiras.

Participaram do ato, além do Prefeito Municipal, a secretária municipal de saúde Guaraciaba Teixeira, secretário Municipal de Indústria e Comércio, Carlos Magno, a reitora do Centro Universitário São Lucas, Maria Eliza de Aguiar e Silva e a diretora de pós-graduação, pesquisa e extensão da instituição, Viviane Araújo.

O convênio prevê a disponibilização de toda a estrutura da Rede Municipal de Saúde para a execução das atividades práticas supervisionadas e obrigatórias que os formandos de medicina precisam realizar como complementação para revalidação de diploma de médico, obtido no exterior. O processo de complementação para revalidação será oferecido pelo Centro Universitário São Lucas, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Para o prefeito Marcito Pinto, firmar esta parceria com a instituição de ensino recém chegada em Ji-Paraná, é importante para fomentar a economia e discussão acadêmica no município, além de contribuir com a melhora no atendimento oferecido a população.

“Este convênio permitirá uma melhora na saúde pública municipal. Iremos receber o apoio dos médicos que estão fazendo o curso complementar e aumentaremos a eficácia dos serviços de saúde. Tudo isso sem custo aos cofres públicos”, explicou o prefeito.

A reitora do Centro Universitário São Lucas, Maria Eliza de Aguiar e Silva, explicou que o convênio tem validade de um ano e meio e terá inicio já nos próximos dias.

“Este convênio é muito importante para todos os envolvidos. A parceria irá favorecer para que estes profissionais que buscam a revalidação do diploma fixem moradia na região e conheçam o Sistema Único de Saúde, o SUS e os protocolos de atendimento brasileiros. Todo esse processo só foi possível por conta da estrutura que a Prefeitura de Ji-Paraná oferece. Agrademos a sensibilidade de enxergar tudo isso como uma forma de desenvolvimento para o município”, ressaltou a reitora.

A secretária de saúde do município, Guaraciaba Teixeira, comemorou a parceria. “Ji-Paraná só tem a ganhar com este convênio firmado. Os profissionais terão a oportunidade de conhecer as políticas de saúde do nosso país praticando o que já sabem. Isso é relevante para o nosso atendimento nas unidades de saúde municipais”, ressaltou a secretária.

Comentários

  • 1
    image
    Iliana 22/05/2020

    Boa tarde quero saber qmqual sera o valor e q requisitos são para fazer a inscrição?

  • 2
    image
    Iliana 22/05/2020

    Boa tarde quero saber qmqual sera o valor e q requisitos são para fazer a inscrição?

  • 3
    image
    Walquiria Aguiar Bezerra da Silva 13/11/2019

    Quais os passos a seguir! Onde ou qual instituição podemos procurar em Jiparaná? Walquiria 

  • 4
    image
    Alberto Rijas Antunez 26/08/2019

    Eu preciso falar a prova da Universidade do Mato Grosso e não conseguindo, gostaria muito de fazer a revalidação em No Paraná.

  • 5
    image
    Laritza 13/05/2019

    Boa tarde eu me formei em medicina em Cuba no ano 2016 estou interessada em fazer a revalidação do diploma. Gostaria de ter mais informação do proceso. Muito obrigada.

  • 6
    image
    Celio Teixeira de souza 09/05/2019

    Tenho um filho nicacio Bezerra de souza que terminou o curso de medicina está aguardando documentação do Paraguai, temos interesse de fazer a revalidação, gostaria de mais informações detalhadas

  • 7
    image
    Liuvis Simón Reyes 08/05/2019

    Parabéns pela iniciativa Eu sou Dra em Medicina, especialista em Medicina Geral Integral com 10 anos de trabalho, destacando-me na área da Ginecobstetricia, Pediatria, Medicina em Comunidade, Medico de Diagnóstico na Comunidade e na Psiquiátrica. Queria saber quais são os requisitos que preciso pra me inscribir na Revalida

  • 8
    image
    Joel da Yamaha 08/05/2019

    Joel E os alunos vão ter algum custo , para pagar para esta fazendo essas comprimentaçoes Parabéns ao Prefeito por essa tao importante parceria, mas , o que não pode é cobra um valor absurdo dos coitados dos nossos alunos , que se formao fora, e chega aqui no Brasil, algumas faculdades, ainda querem cobrar um valor, que a maiorias deles não tem para pagar. Se cobrarem um valor. mínimo tudo bem, agora o que não pode é cobra 70 a ter 150 mil reais para fazer , essa comprimentaçao

  • 9
    image
    Dineia Marques Pereira 08/05/2019

    Parabéns para o prefeito e os demais envolvidos por essa linda atitude...Pois sabemos o sofrimento que é se formar em medicina em outros paises se no Brasil que falamos a mesma lingua já soa dificuldades...pois naqueles países aprendem tb o ingles o espanhol...e realmente aposto neles por estudar com pouco recursos financeiros...acabamos nos deslocando pra lá pelo fato deque no Brasil só filho de rico conseguiria se formar nesse tao sonhado curso que a cada dia vem atraindo mais e mais estudantes....sabemos tb...que estudar naquela nacionalidade estrangeira significa muta garra e gorça de vontade...por isso nao tenho dúvida...nosso Brasil terao sim profissionais habilitados e de grandes sucesso....agradecemos por ter iniciado essa parceria com a UFMT...PARABÉNS inteligencia e boa vontade a quem tem....nasceu em mim uma esperança inabalável e incomparável...pois tenho duas filhas em Santa Cruz fazendo o curso de medicina....tenho amigos que acabaram recentemente....minha felicidade é inenarrável OBRIGADA AMORES DEUS abençoe grandemente....um progresso desse temos que divulgar mais e mais👏👏👏👏👏

  • 10
    image
    Víctor 07/05/2019

    Buenas noches Soy Medico Especialista en Medicina General Integral con 8 Años de Experiencia destacandome por los servicios de Ginecobstetricia, Medicina Interna, Pediatría, Y área Rural como médico de familia, Como podría postularme para está Revalida.

  • 11
    image
    Vanessa 07/05/2019

    Buenas Soy Venezolana Médica Integral Comunitaria, con 5 Años de Experiencia destacandome por los servicios de Ginecobstetricia, Medicina Interna, Pediatría, Y área Rural como médico de familia, además de tener una Maestría en Asesoramiento Genético. Como podría postularme para está Revalida.

  • 12
    image
    Heriberto Delgado Gonzalez 07/05/2019

    Boa noite sou médico cubano com 19 anos de formação . Moro em araucária Paraná. Como posso ir a trabalhar e revalidar meu diploma por esse estado. Meu e-mail [email protected] Grato

  • 13
    image
    Juan Pedro Hernández tovar 07/05/2019

    Gostei muito da iniciativa Da prefeitura junto a faculdade eu sou médico cirurgião geral venezuelano estou na espera de uma oportunidade para fazer minha revalidação Moro na boa vista Roraima a 2 anos gostaria de fazer a revalidação alí com voces. Gostaria mais informações meu contato 95991281732

  • 14
    image
    Olga perdomo 07/05/2019

    Oi sou medico integral comunitario da venezuela com dois anos de serviço na meu pais. Tenho experiença en trabalho com a comunidade moro faz um ano em santo angelo quero revalidar meu diploma medico. Preciso imformaçao meu e-mail. [email protected]

  • 15
    image
    Olga perdomo 07/05/2019

    Oi sou medico integral comunitario da venezuela com dois anos de serviço na meu pais. Tenho experiença en trabalho com a comunidade moro faz um ano em santo angelo quero revalidar meu diploma medico. Preciso imformaçao meu fone 55 997037732

  • 16
    image
    Hildalice Leao Prado do Nascimento 07/05/2019

    Fico imensamente feliz em ver as cidades de Rondônia recebendo tantos benefícios para melhorar, a cada dia, a saúde dos rondoniense. Somos médicos ( meu marido e eu) e atuamos por 10 anos em Cacoal iniciando em 1981. A saúde ainda era muito precária . Trabalhávamos com poucos recursos .Hoje, vendo todo este progresso é muito bom . Guaraciaba, nossa amiga desde esta época é o nosso orgulho pelo muito que fez e faz pelo cidadãos de Cacoal e Ji-Paraná.. Parabéns a todos . 

  • 17
    image
    Yolaida Betancourt 07/05/2019

    Parabens pela ideia maravilhosa,sou medica formada fora ,moraria em Jiparana sim para revalidar meu diploma.

  • 18
    image
    Angel Alfonso coello escalona 07/05/2019

    Olhe seria ótimo ter flexibilidade para revalidar, eu sou médico especialista em Medicina familiar, trabalhe no PMM durante 4 anos, moro aqui em Brasil de forma legal (todos meus documentos em situação regular), casado com brasileira, agora desempregado aguardando revalidar o diploma médico e precisando de trabalhar para levar saúde as comunidades mais desasistida e poder sustentar minha família...acho ótimo que se flexibilice o revalida.....parabéns pela a iniciativa esso vai levar mais qualidade de vida a nossa população, Deus quera e eu possa fazer para trabalhar com vcs...

  • 19
    image
    Maria d Paz 07/05/2019

    Pessoal preste atenção a São Lucas é particular não pode revalidar ela fez convênio com a Federal, para expedir o diploma revalidado, no entanto é muito caro para conseguir revalidar. O município vai só oferecer o hospital para os formados no exterior complementar. E a São Lucas que vai gerenciar isso.

  • 20
    image
    Santos calderon morales 07/05/2019

    Bom día. Eu quería saber se o convenio, e' somente para brasileiros. Eu Sou da bolivia, Agradecería sua resposta.

  • 21
    image
    Indira 07/05/2019

    Muito legal esse projeto, mas como posso ter mais informação? O Brasil tem que dar oportunidade a todo aquele que acolho o Brasil para exercer sua profissão. Agradeço muito sim nos informaram sob isto.

  • 22
    image
    Indira 07/05/2019

    Muito legal esse projeto, mas como posso ter mais informação? O Brasil tem que dar oportunidade a todo aquele que acolho o Brasil para exercer sua profissão. Agradeço muito sim nos informaram sob isto.

  • 23
    image
    Nidalva 07/05/2019

    Está iniciativa é excelente.Como posso ter mais informações sobre esta revalidação?

  • 24
    image
    Mario Roberto 07/05/2019

    Não sei a razão do Governo Federal, não facilitar a revalidação dos diplomas dos alunos que precisam buscar em outro Pais, uma oportunidade que o Brasil não oferece, os nossos legisladores, deveriam olhar com mais carinho para esse problema e ajudar com a criação de Leis e incentivos, já que um curso de medicina no Brasil é de um custo fora da realidade.

  • 25
    image
    Erivaldo Bezerra da Silva 07/05/2019

    Bom dia, eu queria entender melhor a questão do tempo do convénio é de um ano e meio somente? Tenho uma filha cursando medicina no Paraguai e termina daqui a três anos e é muito interessante esse assunto tendo em vista q moramos em Rio Branco e fica bem próximo com relação ao grande centro!

  • 26
    image
    Dilma 07/05/2019

    Se tudo for com seriedade.... pois tem muita gente se formando em medicina, mas que não tem conhecimento necessário para colocar as mãos em uma vida.

  • 27
    image
    Mario Alves Da Costa 06/05/2019

    Parabéns prefeito Marcito e Carlos Magno, meus amigos vocês estão realizando o sonho de muitos rondonienses que foram estudar fóra do Brasil e precisam fazer o revalida para começarem a atuar em todo o nosso estado. Parabéns pela grande iniciativa. Att. Marinho ex: prefeito de Machadinho D Oeste Rondônia

  • 28
    image
    Rayane 06/05/2019

    Boa noite. Queria saber como será esse processo. Mais informações de como fazer pra complementar. Se será através de edital ou não. Obrigada!

  • 29
    image
    ANDRE DORAZIO 06/05/2019

    E UNIR continua omissa neste processo, afinal, ela deveria estar em lugar de destaque em vez da UFMT. Esses são os gestores de nossas universidades publicas.

  • 30
    image
    ANDRÉ DORAZIO 06/05/2019

    Na realidade é a complementação de estudos que deverão ser realizados em JiparanJi-Paraná e os diplomas revalidados pela UFMT.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook