CPRM lança produtos de geologia e recursos minerais em Rondônia

O evento será realizado no dia 13 de novembro, em Porto Velho e é fruto de trabalhos que visam contribuir para o planejamento e a implementação das políticas públicas. 

Assessoria
Publicada em 09 de novembro de 2018 às 08:46
CPRM lança produtos de geologia e recursos minerais em Rondônia

CPRM executando trabalhos de mapeamento geológico em terreno granítico na região central de Rondônia.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai apresentar os resultados alcançados pelos projetos Folha Alto Jamari, Folha Ariquemes, Folha Presidente Médici, Folha Vila Oeste e Identidade Mineral da Província Estanífera de Rondônia. O evento será realizado no dia 13 de novembro, em Porto Velho e é fruto de trabalhos que visam contribuir para o planejamento e a implementação das políticas públicas. 

Os projetos apresentam o conhecimento geológico e de recursos minerais na escala 1:100.000 e 1:250.000. Na preparação dos produtos foram compilados e integrados todos os dados e informações geológicas, tectônicas, geoquímicas, geofísicas e de recursos minerais disponíveis nas regiões abrangidas pela folha.

Os dados foram complementados com a interpretação de produtos de aerogeofísica, fotografias aéreas e de imagens de satélite, seguida de intensa programação de trabalhos de coleta sistemática das informações de campo, laboratoriais e a elaboração de cartas geológicas, texto explicativo e de um sistema de informações geográficas (SIG). Todas as informações estão hospedadas no banco de dados (GEOSBG) da CPRM.

Para o Diretor de Geologia e Recursos Minerais José Leonardo Andriotti, esses projetos têm como objetivo proporcionar o incremento do conhecimento geológico e atrair investimentos para o setor mineral, contribuindo para o desenvolvimento nacional através do fomento da mineração, subsidiando também a formulação de políticas públicas e apoiando as tomadas de decisão de investimentos.

FOLHA PRESIDENTE MÉDICI- Mapeamento em escala 1:250.000 de uma área de 18.000 km², abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Presidente Médici, Urupá, Mirante da Serra, Ministro Andreazza, 

Granito hidrotermalizado em Suíte Rondônia, próximo a cidade de Ariquemes/RO

Ji-Paraná, Alvorada D´Oeste, Nova Brasilândia D´Oeste, Castanheiras, Cacoal, Novo Horizonte do Oeste, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, São Felipe D´Oeste, Santa Luzia D´Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta D´Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Jaru, Nova União e Teixeirópolis no Estado de Rondônia. Foram individualizadas 33 unidades geológicas. Foram cadastradas 7 novas ocorrências minerais na Folha Presidente Médici, sendo duas de calcário, duas de ouro, uma de brita, uma de cascalho e uma de estanho, além das outras 52 ocorrências previamente registradas no banco de dados da CPRM.

FOLHA ALTO JAMARI- Mapeamento em escala 1:250.000 de uma área de 18.000 km², abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Governador Jorge Teixeira, Guajará- Mirim, Jaru, Monte Negro, Nova Mamoré e Campo Novo de Rondônia no Estado de Rondônia. Foram individualizadas 22 unidades geológicas. As mineralizações em estanho associadas ao Maciço Campo Novo (Suíte Intrusiva Alto Candeias) e ao Maciço Massangana (Suíte Intrusiva Rondônia) correspondem às principais áreas potenciais no que diz respeito aos recursos minerais presentes no interior da Folha Alto Jamari.

FOLHA ARIQUEMES- Mapeamento em escala 1:250.000 de uma área de 18.000 km², abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Rio Crespo e Porto Velho. Foram individualizadas 21 unidades geológicas. Ocorrências e depósitos polimetálicos, sobretudo de estanho, compõem as principais ocorrências minerais da Folha Ariquemes, além de áreas com exposições de rochas que possuem potencial para uso na construção civil (brita e rocha ornamental).

FOLHA VILA OESTE- Mapeamento em escala 1:100.000 de uma área de 3.000 km², localizada na porção sudoeste do Estado de Mato Grosso, abrangendo na sua totalidade e/ou porções dos municípios de Comodoro e Nova Lacerda. Foram individualizadas 12 unidades geológicas. Substâncias não metálicas utilizadas como material de construção (areia, brita e cascalho) ocorrem dispersas na área da Folha Vila Oeste.

IDENTIDADE MINERAL DA PROVÍNCIA ESTANÍFERA DE RONDÔNIA
O evento também será palco para a divulgação dos resultados do projeto Identidade Mineral da Província Estanífera de Rondônia. Este projeto é o primeiro feito em conjunto com o Serviço Geológico Alemão.

A participação no evento é gratuita, sendo necessário enviar um e-mail de confirmação para o e-mail eventos.cerimonial@cprm.gov.br. Está convidada a comunidade em geral, além de representantes de órgãos governamentais e investidores do setor mineral. O credenciamento acontecerá a partir das 8h30.


Serviço:
Lançamentos das Notas Explicativas das Folhas Alto Jamari, Ariquemes, Presidente Médici e Vila Oeste e os Resultados do Projeto Identidade Mineral da Província Estanífera de Rondônia.
Data/ Horário/Local: Dia 13 de novembro, às 8h30, na sala de eventos do hotel Slavieiro.
Av. Lauro Sodré, 2441- São João Bosco, Porto Velho- RO
Inscrições gratuitas através do e-mail eventos.cerimonial@cprm.gov.br

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook