Daniel Pereira debate em Manaus o desenvolvimento sustentável da Amazônia com focos nas potencialidades de Rondônia

Daniel Pereira tem participação prevista para as 14h40 em um talk show (bate-papo) com o prefeito da capital amazonense, Arthur Virgílio Neto.

Texto: Veronilda Lima e Revista Exame Fotos: Daiane Mendonça
Publicada em 26 de junho de 2018 às 13:26
Daniel Pereira debate em Manaus o desenvolvimento sustentável da Amazônia com focos nas potencialidades de Rondônia

As oportunidades do agronegócio, a exploração sustentável da floresta, entre outros aspectos econômicos que fazem Rondônia se destacar nacionalmente como um dos estados financeiramente mais equilibrados, atraindo visitantes de vários países com interesses comerciais, estão sendo apresentados em Manaus (AM) pelo governador Daniel Pereira durante o Exame Fórum Amazônia, que acontece nesta terça-feira (26) sob o tema “Os Negócios na Capital Verde Mundo”. Trata-se da continuidade do ciclo de debates “Mais riqueza e mais sustentabilidade – Como deve ser o próximo salto competitivo da Amazônia”, iniciado por Porto Velho, no dia 21 de março deste ano, reunindo representantes de governos, especialistas e líderes empresariais para discutir as oportunidades de negócios na região Norte do País.

Daniel Pereira tem participação prevista para as 14h40 em um talk show (bate-papo) com o prefeito da capital amazonense, Arthur Virgílio Neto.

O evento com transmissão ao vivo na página de Exame no Facebook e no site acontece durante todo o dia com palestra de Gustavo Leal, diretor de operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), sobre a indústria 4.0, com foco na situação do setor industrial brasileiro em relação aos avanços tecnológicos e às oportunidades trazidas por eles; debates sobre a revolução digital e o novo ciclo industrial da Zona Franca de Manais, com José Luís Gordon, diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Jaime Benchimol, presidente do grupo Fogás e da rede de lojas Bemol; e Rodrigo Godoy, diretor do Instituto Áquila; e sobre o futuro da Zona Franca e seu papel no desenvolvimento regional e na preservação da Amazônia, com Gustavo Igrejas, superintendente adjunto executivo da Zona Franca de Manaus; Wilson Périco, presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas e diretor da Fieam; e Serafim Correa, ex-prefeito de Manaus e deputado estadual no Amazonas.

As soluções para os problemas logísticos do Amazonas e da região serão o tema de uma apresentação de Olivier Girard, sócio da consultoria Macrologística. Na sequência, Girard vai debater o tema com Francimar Rodrigues Maciel, diretor de crédito do Banco da Amazônia.

Em outra palestra, Lucas de Aragão, cientista político, sócio da consultoria Arkos e colunista de Exame, vai apresentar sua análise do cenário político brasileiro e as perspectivas para as eleições deste ano, enquanto Ricardo Guimarães, presidente da consultoria Thymus Branding, vai abordar o potencial da Amazônia como marca mundial.

A relação entre negócios e sustentabilidade será abordada por Mariano Cenamo, cofundador do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), que ainda discutirá a questão com Olinda Canhoto, pesquisadora do Centro de Biotecnologia da Amazônia; e Manuel Cardoso, professor da Universidade Federal do Amazonas e diretor-executivo da Map Technology.

André Lahóz Mendonça de Barros, diretor editorial de Exame, fará uma apresentação sobre o quadro do saneamento no Brasil e na região Norte, seguido por um debate sobre o desafio de usar a água e conservar o equilíbrio hídrico, com Ângelo Lima, secretário-executivo do Observatório de Governança da Água; Rogério Tavares, vice-presidente da Aegea Saneamento; e Naziano Filizola Júnior, professor da Universidade Federal do Amazonas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook