Daniel Pereira, ex-governador e atual superintendente do Sebrae-Rondônia, é alvo de busca e apreensão

Além do grupo de servidores comissionados no período, são alvos da ação empresários que atuam na ilegalidade, empresas, despachantes ambientais, engenheiros florestais, ex-servidores públicos e pessoas que ocuparam cargos eletivos no período. 

Assessoria/PC
Publicada em 12 de abril de 2019 às 07:43
Daniel Pereira, ex-governador e atual superintendente do Sebrae-Rondônia, é alvo de busca e apreensão

A Polícia Civil de Rondônia, por meio do seu Núcleo de Repressão às Ações Criminosas Organizadas do Interior (DRACO 2), juntamente com o Ministério Público de Rondônia (GAECO e 6ª PJ), contanto com apoio técnico do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e do Ministério Público de Contas, deflagrou nesta data mais uma fase da operação denominada “Pau Oco”. 

O ex-governador Daniel Pereira (PSB) , atual superintendente do Sebrae Rondônia, foi alvo de busca e apreensão em sua residência, bem como o ex-chefe da Casa Civil, Eurípedes Miranda, e o ex-deputado estadual Claiton Roque.  

Essa fase foi nominada como “Teste do Sabre”, cujo objetivo foi produzir novas provas em inquérito policial que apura a existência de uma organização criminosa instalada na administração pública estadual a partir de abril de 2018, da qual integrantes do alto escalão estavam voltados ao atendimento de demandas criminosas no setor ambiental, lucrando financeira e politicamente. 

Além do grupo de servidores comissionados no período, são alvos da ação empresários que atuam na ilegalidade, empresas, despachantes ambientais, engenheiros florestais, ex-servidores públicos e pessoas que ocuparam cargos eletivos no período. 

Os crimes investigados são: constituir e integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais, crimes contra a flora, crimes contra a administração ambiental, advocacia administrativa, peculato digital, tráfico de influência, falsificação de documento público e falsidade ideológica.

As ordens judiciais foram proferidas por desembargador (relator) do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, sendo oito (08) mandados de prisão preventiva e quarenta e cinco (45) ordens de busca e apreensão em residências e empresas. As ordens estão sendo cumpridas em todo o estado, especialmente nas regiões de Espigão do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes, Buritis, Candeias do Jamari, Vista Alegre do Abunã e na capital Porto Velho.

As investigações tiveram início em junho de 2018, em atuação conjunta da 6ª Promotoria de Justiça da capital com a DRACO 2, tendo resultado na primeira fase da operação, em novembro de 2018. Após, com a análise de todo o conjunto probatório colhido, chegou-se à comprovação de inúmeros delitos e ainda a indícios de vários outros crimes e envolvidos.

De acordo com os Delegados que coordenam a ação, as ordens foram deferidas com base em mais de 2000 páginas de documentos produzidos pela Polícia Civil, trazendo robustez quanto à prova de autoria e materialidade de muitos dos crimes investigados, e fortes indícios quanto a muitos outros. A representação protocolada foi endossada ainda por dois membros do Ministério Público. Auditores do Tribunal de Contas também participam da ação, prestando auxílio técnico.

Participam da operação 225 policiais civis, dentre os quais, 45 delegados de polícia da capital e do interior, além de promotores e procuradores de justiça do MPRO, promotores de justiça, delegados e policiais civis que atuam no GAECO/MP, auditores do TCE/RO, membros do Ministério Público de Contas e servidores da 6ª Promotoria de Justiça da capital.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    CLAUDIO SANTOS 12/04/2019

    QUE VERGONHA! AINDA BEM QUE NÃO DEUS CERTO SUA CANDIDATURA AO GOVERNO! O PIOR QUE SE TIVESSE SE CANDIDATO ATÉ EU QUE ACREDITAVA NAS MENTIRAS DESSE CARA TINHA VOTADO NELE...

  • 2
    image
    Britto Ramos 12/04/2019

    Depois da apuração dos fatos e culpados...cadeias nos culpados...e um dia, talvez, não seremos chamados o país da mentira!!!

  • 3
    image
    Aparecido Lucas 12/04/2019

    Hoje dá pra ver o porque os funcionários públicos do Estado não tem aumentos salarial a vários anos, tá aí, a corrupção.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

O pau, que estava oco, acaba de desmoronar

O pau, que estava oco, acaba de desmoronar

Espera-se que todos os envolvidos no escândalo do “Pau Oco”, uma vez considerados culpados, sejam exemplarmente castigados, independente dos postos de mando que ocupam ou ocuparam, porque a sociedade já deixou claro que não mais aceita esse tipo de coisas.