Datas históricas de Rondônia

FOTO DO DIA: A Rádio Caiari de Porto Velho, fundada em 1961 pelo bispo dom João Batista Costa (foto) e pelo padre Vitor Hugo, é a mais antiga do Estado.

Lúcio Albuquerque, repórter
Publicada em 13 de fevereiro de 2020 às 06:01
Datas históricas de Rondônia

BOM DIA 13 de fevereiro! RONDÔNIA: Em 1992 – Criados os municípios de Candeias do Jamary, Itapuã do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra, Seringueiras, Theobroma, Ministro Andreazza, Governador Jorge Teixeira, Cacaulândia, Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Rio Crespo e Corumbiara. COMEMORA-SE: Dia Mundial do Rádio, data, em 1946, que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa para seis países); Dia Nacional do Ministério Público e Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército. Católicos lembram São Martiniano. FATOS: 1633 - Galileo Galilei é detido pela Inquisição da Igreja Católica.  1668 — Fim da Guerra da Restauração, pelo qual a Espanha reconhece a independência de Portugal. 1955 — Israel obtém quatro dos sete Manuscritos do Mar Morto. 1967 — No Brasil, devido à inflação, a moeda nacional (Cruzeiro) é substituída pela de Cruzeiro Novo. 1967 - Descoberto em Madri um livro com anotações de Leonardo da Vinci.

FOTO DO DIA: A Rádio Caiari de Porto Velho, fundada em 1961 pelo bispo dom João Batista Costa (foto) e pelo padre Vitor Hugo, é a mais antiga do Estado. Começou operando debaixo da escadaria do Colégio Dom Bosco, e seu programa mais famoso num tempo em que não havia a menor facilidade de comunicação era o “Avisos para o Interior”, transmitido em ondas tropicais e pelos quais as famílias tinham como se comunicar. Há poucos anos a emissora iniciou a transmissão pelo sistema FM. Uma das versões do nome “Caiari” é “árvore de folhas escuras”.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook