Datas históricas de Rondônia

1971 – O pesquisador Frederico Monteiro Álvares Afonso, da Ceplac, se instala em Ouro Preto e inicia o plantio do cacau na região

Lúcio Albuquerque
Publicada em 21 de abril de 2020 às 10:18
Datas históricas de Rondônia

BOM DIA 21 de abril! (quero ver quem dirá em dezembro: “Puxa, mas este ano passou rápido demais...”). RONDÔNIA: 1971 – O pesquisador Frederico Monteiro Álvares Afonso, da Ceplac, se instala em Ouro Preto e inicia o plantio do cacau na região. 1974 – O Incra inicia a implantação do projeto Burareiro, na região de Ariquemes. COMEMORA-SE: Dia de Tiradentes, feriado nacional; Dia do Policial Militar; Dia do Policial  Civil, Dia do Metalúrgico, Dia da Latinidade. Católicos lembram Santo Anselmo de Cantuária.

FATOS: 753 a.C. — Data tradicional da fundação de Roma por Rômulo. 1506 — Em Lisboa, 2000 pessoas, lançadas em fogueiras, acusadas por "suspeita de judaísmo". 1792 — Tiradentes, um revolucionário que liderou o movimento conhecido por Inconfidência Mineira, para a independência das Minas Gerais. 1960 — Brasília, capital do Brasil, é inaugurada oficialmente. Às 09:30 horas, os três poderes da República são simultaneamente transferidos da antiga capital, Rio de Janeiro. 1971 - Inaugurada a TV Globo Brasília e a estreia do telejornal da tarde o Jornal Hoje de segunda á sábado 13:20 da tarde. 2009 — UNESCO e Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciam oficialmente o lançamento da Biblioteca Digital Mundial. 1975 – O deputado federal Ranieri Mazzili assume a Presidência do Brasil depois de João Goulart fugir para o Uruguai. 1985 – Eleito presidente em janeiro, Tancredo Neves morre sem ter podido assumir seu cargo. 2006 — Morre Telê Santana, técnico da seleção brasileira em 1982 e 1986.

FOTO DO DIA: Há 60 anos o filho de uma professora, do interior de Minas Gerais, inaugurava a nova Capital do Brasil e fazia do sonho de interiorizar a sede do país, apesar da resistência e da baixaria provocada por ele pelo Carlos Lacerda et caterva. O filho da professora era Juscelino Kubistchek, que também mandou abrir a rodovia BR-29, atual 364, e deu à Amazônia Ocidental, especialmente a Rondônia desmistificar a lenda de que na região a agricultura em larga escala era impossível porque o solo não prestava. JK deixou sua marca. Deveria ser melhor reverenciado na História, inclusive na nossa.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook