Datas históricas de Rondônia

1964 - José Manoel Lutz da Cunha Menezes toma posse como governador do Território, até março de 1965. Andava a cavalo, com um rebenque na mão

Lúcio Albuquerque
Publicada em 24 de abril de 2020 às 09:22
Datas históricas de Rondônia

BOM DIA 24 de abril! RONDÔNIA: Em 1964 - José Manoel Lutz da Cunha Menezes toma posse como governador do Território, até março de 1965. Andava a cavalo, com um rebenque na mão. Assinou o Decreto nº 434, instituindo como Dia de Rondônia o 5 de maio, aniversário do Marechal Rondon e criou a Ordem do Mérito Marechal Rondon, a mais alta honraria do Estado.

COMEMORA-SE: Dia do Agente de Viagem; Dia do Jovem Trabalhador; Dia Mundial do Milho. Católicos lembram São Fiel de Sigmaringa, Santa Maria Isabel, Santa Maria Cléofas, Santa Salomé e São Fidélis. FATOS: 1184 a.C. — Data tradicional da queda de Troia. 1763 — Os espanhóis invadem a Vila de Rio Grande - Atual cidade de Rio Grande (RS).   1915 – Acontece o primeiro grande genocídio do século XX, quando 1,5 milhão de armênios foram trucidados pelos turcos. 1967 — O cosmonauta Vladimir Komarov morre na Soyuz 1 quando seu paraquedas não abre. É o primeiro astronauta a morrer em missão espacial. 1986 – Morre Bessie Wallis Warfield, Duquesa de Windsor, por quem o rei inglês Eduardo VIII renunciou à coroa. 1992 – Nasce Rafaela Silva, a primeira mulher campeã mundial de judô (2013) e campeã olímpica em 2016.

FOTO DO DIA: Um pouco de folclore. Contavam alguns num dos botecos (foto) da Avenida Sete de Setembro nas décadas de 1950/60 funcionava um ponto de jogo do bicho. De manhã o dono do “cliper”  escrevia nomes dos bichos, colocava numa garrafa e “hasteava” num mastro. Fim da tarde descia a garrafa e anunciava os nomes dos “bichos”. Uma manhã, depois de várias tentativas, os jogadores conseguiram uma dica do funcionário do “cliper”, a troco antecipado de uma ajuda. “Não sei o nome do bicho do 1º prêmio mas começa com a letra A”. Foi o dia de apostas mais altas e depois do almoço os jogadores encostaram e começaram a beber já por conta do resultado. Quando o botequeiro anunciou o nome o sotaque luso aflorou: “Deu Alefante!”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook