Datas históricas de Rondônia

1969: Vereadores Francisco Teixeira (professor e o mais jovem de todos), Dioníso Xavier (jornalista e comunista), Anísio Goraieb (funcionário público), Edgar Lobo de Vasconcelos (comerciário) e Saleh Morheb (comerciante e ex-prefeito de Porto Velho) na missa da posse dos primeiros vereadores eleitos após a criação do Território Federal

Lúcio Albuquerque
Publicada em 23 de maio de 2020 às 17:55
Datas históricas de Rondônia

23.5. BOM DIA! Dia da Juventude Constitucionalista. Dia Mundial da Tartaruga. Católicos lembram São João Batista de Rossi.

FATOS: 1789 — Prisão do poeta Tomás Antônio Gonzaga pela participação na Inconfidência Mineira. 1865 — Nasce Epitácio Pessoa, 11º presidente do Brasil. 1869 — Luís Alves de Lima e Silva recebe o título de Duque de Caxias, tornando-se o último duque do Império do Brasil.1881 — Nasce Sacadura Cabral, que com Gago Coutinho, fez a primeira travessia aérea do Atlântico, em 1922. 1908 — Nasce Sílvio Caldas, cantor das gerações de 1930 a 1950. Seus grandes sucessos, cantados até hoje, foram “Chão de Estrelas” e “Deusa da Minha Rua”  1932 — No Brasil, quatro estudantes são mortos durante manifestação contra o ditador brasileiro Getúlio Vargas, o que levou à eclosão da Revolução Constitucionalista. 1933 — O parlamento alemão concede plenos poderes ao governo de Hitler. 1934 — Morre o casal de bandidos (EUA) Bonnie e Clyde. 1995 — Liberada a primeira versão da linguagem de programação Java. 1964 – Nasce a pivô Marta, da seleção brasileira campeã mundial de basquete em  1994. 2001 — A estação espacial russa Mir é desativada, e se fragmenta na atmosfera antes de cair no Sul do Oceano Pacífico, perto das ilhas Fiji.

FOTO DO DIA: 1969: Vereadores Francisco Teixeira (professor e o mais jovem de todos), Dioníso Xavier (jornalista e comunista), Anísio Goraieb (funcionário público), Edgar Lobo de Vasconcelos (comerciário) e Saleh Morheb (comerciante e ex-prefeito de Porto Velho) na missa da posse dos primeiros vereadores eleitos após a criação do Território Federal em 1943. Criado em 1914, o município teve vereadores eleitos de 1916 a 1930, quando a Câmara foi fechada por decreto do presidente Getúlio Vargas. Não estão na foto os vereadores Inácio Mendes (jornalista), Joventino Ferreira Filho (ferroviário), Antonio Serpa do Amaral (comerciante) e Edgar Monteiro Brasil (funcionário público). Nenhum deles era remunerado pelo mandato.

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook